PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 62/2011

“Dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Paulistano, ao Ilustríssimo Senhor Doutor Luiz Alberto de Araujo Costa, e dá outras providências”.

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:
Art. 1º Fica concedido ao Ilustríssimo Senhor Doutor Luiz Alberto de Araújo Costa, o Título de Cidadão Paulistano.

Art. 2º A honraria será entregue em Sessão Solene, a ser convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, especialmente para esse fim.

Art. 3º As despesas decorrentes da execução deste decreto legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões,

FLORIANO PESARO
Vereador – PSDB
JUSTIFICATIVA
Luiz Alberto de Araújo Costa nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio de 1952. Na adolescência, aos 14 anos, sua família mudou-se para Recife, em Pernambuco, local em que Luiz estudou e trabalhou.

Filho de Nestor Luiz Costa e Josepha Bezerra de Araújo Costa Luiz diz ser carioca de Pernambuco, tem dois irmãos médicos: Fernando Nestor de Araújo Costa, que reside em Aracajú, no Sergipe, e Roberto Antonio de Araújo Costa, que mora em Botucatú, no interior de São Paulo.

Há 32 anos casou-se com Maria das Graças Patriota. Sertaneja da região do Rio Pageú, nasceu na cidade de Itapetim, próxima a São José do Egito. Também conhecida como o Centro dos Poetas Sertanejos.

Na cidade de Recife nasceram os três filhos do casal: Luiz Alberto Patriota, de 30 anos, engenheiro agrônomo; Ana Luiza Patriota, de 28 anos, formada em Administração e Recursos Humanos e Artemizia Patriota, de 27 anos, é advogada.

Luiz Alberto iniciou os estudos no Colégio 2 de Dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, e conclui em Recife no Colégio Salesiano.

Formou-se Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco, no ano de 1975.

No ano de 1982, entre cursos de graduação e estágios, cursou a Escola Superior de Guerra. Exerceu atividades fora da área acadêmica como diretor e promotor da Escola de Alfabetização de Adultos, voltada a trabalhadores da construção civil em São Paulo.

No início de sua vitoriosa carreira, Luiz Alberto de Araújo Costa foi professor de Matemática e Desenho. Como engenheiro, deixou pelo caminho construções como o Manicômio Judiciário, em Maceió e inúmeras outras obras por todo o Estado de Pernambuco. Foram 10 centrais telefônicas, 3 sistemas de abastecimento de água e 2 conjuntos habitacionais de grande porte, entre outras.

Em 1986, assumiu a posição de Diretor Regional da Construtora A. Azevedo, em São Paulo, como líder de obras de grande porte em diversas regiões, como o Programa de Desfavelamento de Heliópolis, no ano de 1987. E o Conjunto Habitacional Parque das Nações, com 1450 unidades habitacionais.
Em 1987, fundou a empresa JL Engenharia e Construção Ltda., executou incontáveis obras por todo o Estado de São Paulo, como a construção de 53 escolas para a Prefeitura da Capital, postos de saúde, creches e principalmente manutenção de próprios municipais.

No ano de 1991, ingressou no Rotary International, desenvolveu atividades de serviço no bairro de Perdizes, prestadas até hoje. Recebeu, em 2002, a honraria internacional das “Quatro Avenidas”, companheirismo, intercâmbio, Fundação Rotária e comunidade. Foi presidente do Rotary por duas vezes.
Em 2000, um grupo de empresários do setor decidiu criar uma Associação que pudesse conquistar mais espaços, principalmente na área pública, propor ações, discutir problemas comuns, apresentar sugestões e cobrá-las. Assim, no ano de 2001, nascia a APeMEC – Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil – cuja Presidência foi entregue ao nosso homenageado, o engenheiro Luiz Alberto de Araújo Costa, por sua experiência, determinação e liderança. Estas qualidades o levaram, mais uma vez, em 2010, à Presidência da Associação.

A APeMEC reúne mais de 350 empresas em todo o Estado de São Paulo. Hoje, além de presidir a APeMEC, é sócio-gerente da JL Engenharia e Construção, sócio-diretor da Pilão Engenharia e responsável técnico da Construtora Paiva Nogueira.

Nas poucas horas vagas, Luiz Alberto, curte o seu “hobby” preferido que são os cavalos. Cria, cavalga e participa de passeios eqüestres na cidade de Campo Limpo Paulista, local onde tem o Haras Patriota. Neste Haras, a sua grande especialidade é a raça Mangalarga Paulista.

Além disso, e resultado do grande círculo de amizades que construiu ao longo de 25 anos na cidade de São Paulo, arruma tempo para jogar dominó, às terças, e baralho às quartas, misturando lazer, negócios e exposição de ideias.

O engenheiro Luiz Alberto de Araújo Costa faz questão de enaltecer o apoio, carinho e dedicação que sempre recebeu de seus pais, o que resultou na sua formação educacional, moral e principalmente na responsabilidade social exatamente como preconiza o Rotary através do seu lema “servir dando de si sem pensar em si”.

E foi na cidade de São Paulo que o engenheiro carioca de Pernambuco teve, realmente, o seu núcleo principal de vida, onde criou, educou e formou seus três filhos, com os princípios recebidos dos pais.
Acredita que não podemos ser moradores de uma cidade sem a responsabilidade de melhorar o bem estar de quem nela vive, seja através do trabalho profissional ou de servir naquilo que temos de capacidade intelectual e consciência com o próximo.

Por sua extremada dedicação à sociedade e compromisso com a engenharia e o povo brasileiro, em justa homenagem, pretende o proponente o apoio dos nobres vereadores.

FLORIANO PESARO
Vereador – PSDB