PDL 7/2013

 

[tabs]
[tab title=”Projeto de Lei”]

 

“Dispõe sobre a concessão de Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, ao Excelentíssimo Senhor Ilan Sztulman, e dá outras providências”.

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:
Art. 1° Fica concedido ao Excelentíssimo Senhor IIan Sztulman, a Medalha Anchieta de Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
Art. 2° A honraria será entregue em Sessão Solene, a ser convocada pelo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, especialmente para esse fim.
Art. 3° As despesas decorrentes da execução deste decreto legislativo, correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 4° Este Decreto Legislativo entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as ‘disposições em contrário.
Sala das Sessões, Às Comissões competentes.”

Imprimir Versão para Impressão

[/tab]

[tab title=”Justificativa”]

JUSTIFICATIVA

Homenagear Ilan Sztulman justifica-se por envolver personalidade pública que presta relevantes serviços à sociedade e à cidade de São Paulo, ao exercer, com destaque, suas funções de cônsul de Israel junto ao nosso Estado.

Nascido em São Paulo, capital, em 1957, Ilan Sztulman é filho de Sima e Davi Sztulman. Seus pais foram dois educadores que lecionaram em escolas de ponta de nossa cidade, ensinando expoentes de nossa geração e também foram líderes comunitários especializados em movimentos estudantis durante décadas, dando esta formação a Ilan e sua irmã Dana.

Convivendo com uma casa repleta de jovens idealistas que vinham se inspirar com seus pais, Ilan aprendeu desde muito cedo a importância do trabalho social e também do engajamento espiritual, sendo sua casa embasada no conteúdo judaico e na defesa de Israel como lar legítimo do povo judeu.

Aos 18 anos, o jovem Ilan e sua família emigram para Israel, onde ele estuda Relações Internacionais na Universidade Hebraica de Jerusalém e fotografia na academia de Arte Bezalel. Nesta época também, foi parceiro na criação de duas escolas públicas.

Em 1978 se alistou no exército, e serviu até o fim da Guerra do Líbano em 1982 como combatente em uma unidade de infantaria especial. Em 1981 foi condecorado com a mais alta honraria concedida pelo presidente de Israel. Mantém a patente de Major.

Perpetuando o caminho do compromisso com a sociedade, mesmo enquanto trabalhava como fotógrafo profissional em empresas de publicidade, Ilan Sztulman continuou seu trabalho de ativista comunitário em Jerusalém em várias organizações.

Continuou seu dever de servir o exército israelense até 1999 em unidades de combate e depois foi convidado a ser o elemento de ligação entre o Exército e o Ministério de Relações Exteriores.

Ilan Sztulman ingressou na carreira diplomática e foi desde então vice-diretor de Diplomacia Pública no Ministério das Relações Exteriores de Israel e também vice-porta-voz do ministério.

Também, Ilan terminou uma pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Tel Aviv em 2009.

Homem de família, Ilan é casado com Gioia Perugia, vice-diretora do acervo do Museu de Israel e tem 3 filhos: Dafna, advogada na Procuradoria Geral do Estado; Yael, estudante de Teatro e Daniel que está servindo o exército na unidade de infantaria Hativat 7.

Ocupa o cargo de cônsul-geral do Consulado de Israel em São Paulo desde julho de 2010, reabrindo a representação de Israel na capital paulista, que estava fechada desde 2003.

Homem apaixonado por leitura e com uma visão social perspicaz, desde que chegou à nossa cidade, Ilan tem se esforçado em visitar todas as instituições sociais possíveis e verificar como criar redes e intercâmbios com sistemas já validados em seu país.

Ilan é um diplomata moderno, comprometido com a paz e com a tolerância, Ilan Sztulman é o modelo de diplomacia que almejamos, com consciência social, um passo na modernidade, mas sem esquecer suas raízes e suas lealdades.

Por sua extremada dedicação à sociedade e à cidade de São Paulo, em justa homenagem, pretende o proponente o apoio dos nobres vereadores.

Imprimir Versão para Impressão

 

[/tab]
[/tabs]