Noticias

01/10/2014

SITE CÂMARA- Pilotos e personalidades do Kart paulistano são homenageados na Câmara

SS_DIA_DO_KART-_01-10-2014-ANDRE_BUENO-8120-72ABRE
Maneco Combacau, à esquerda do vereador Floriano Pesaro, foi um dos homenageados da noite      Foto: André Bueno / CMSP
JELDEAN SILVEIRA
DA REDAÇÃO

Pilotos e personalidades representativas do Kart paulistano foram homenageados em uma Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (1/10), na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB).

O kartismo foi criado nos Estados Unidos nos anos 50, após a Segunda Guerra Mundial, por pilotos de aviões interessados em inventar um esporte para o tempo de folga. No Brasil, começou a ser praticado na década de 60.

Entre os homenageado da noite estava Paulo Manoel Combacau, o ‘Maneco Combacau’, um dos pilotos brasileiros pioneiro na modalidade. Ele participou da primeira prova brasileira de kart, em 13 de agosto de 1960, no loteamento que deu origem mais tarde ao bairro Jardim Marajoara, zona sul da capital.

Maneco disse estar honrado pela homenagem vinda de uma modalidade que, para ele, é a porta de entrada do automobilismo e que contribuiu muito para formação de muitos pilotos brasileiros. O homenageado deixou um recado para nova geração. “Eu acho que eles devem levar a sério e se esforçar bastante, porque o kart é muito competitivo. Os jovens que estão começando já recebem tudo pronto, no nosso tempo tínhamos que dar conta até da mecânica dos carros. Hoje em dia é uma maravilha”, disse.

Foi homenageado ainda o ex-piloto Wilson Fittipaldi, irmão do bicampeão de F-1 Emerson Fittipaldi, entre outros. Os homenageados ainda assistiram durante o evento ao trailer do documentário ‘Kart- História de Campeões’, do cineasta Pedro Rodrigues, que resgata a história do kartismo nacional através de depoimento de grandes pilotos como Emerson Fittipaldi, Augusto Ribas, Maneco Combacau, Carol Figueiredo, Lúcio Pascoal Gascon e outros.

O proponente da solenidade, vereador Floriano Pesaro (PSDB), autor da Lei 16.053, que insere no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Campeonato Paulista de Kart, destacou a importância que o esporte tem para a economia nacional. “O automobilismo é sim um esporte não só competitivo para o Brasil, mas também que movimenta milhões de reais. Deveria ter um olhar especial do governo para manter a chama que o Airton Senna deixou para todos nós”, afirmou.