Discursos

25/07/2013

18/10/2012 – Expansão do Metrô em ritmo acelerado

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Presidente Claudinho de Souza – orgulho da bancada do PSDB aqui na Casa, nosso Vice-presidente -, quero agradecer aos demais Colegas presentes: Zelão, Oliveira, Aurelio Nomura, Russomanno, Marco Aurélio.

Quero cumprimentar a bancada do PSDB e trazer uma mensagem do Governador Geraldo Alckmin. Ontem, o Governador anunciou o lançamento do edital para as obras de expansão da Linha 2 – Verde, do Metrô, da Vila Prudente até a Rodovia Presidente Dutra.
Da Vila Prudente vai cruzar toda a Mooca, Tatuapé, Penha e vai chegar do outro lado, na Dutra, próximo a Guarulhos, na Região Metropolitana. Aliás, terá uma estação próxima ao rio Tietê, do lado que margeia a cidade de Guarulhos.
O prolongamento terá 13,5 quilômetros de extensão. Atualmente a Linha 2 vai da Vila Madalena até a Vila Prudente. Quando a expansão estiver completa, a Linha Verde terá mais 12 estações e o Governador Alckmin pediu que eu anunciasse nesta Casa quais serão elas: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra.
No edital, publicado no dia 17, as obras estão orçadas em 7,7 bilhões de reais, e deverão ter início no próximo ano.
Quando a linha ficar pronta, o número de passageiros saltará dos atuais 600 mil, por dia, para 1,12 milhão.
É assim que nós trabalhamos, é assim que o PSDB trabalha: com seriedade, planejamento e execuções impecáveis das suas obras.
Notem que o Jardim Anália Franco, na zona Leste da Capital, vai ganhar uma estação de metrô, prevista para 2017. No ano seguinte, será a vez de Guarulhos, o segundo maior município de São Paulo, com 1,2 milhão de habitantes, que terá uma parada em seus arredores. Isso é pensar a Cidade do ponto de vista metropolitano, é pensar como uma megalópole.
Mas não vamos ficar só nisso. V.Exa., Presidente Claudinho de Souza, tem sido um grande lutador pela expansão do metrô também, pela nova Linha Laranja, que irá ligar o Brás até a Freguesia. Agora haverá o “trecho Claudinho de Souza”, que é aquele que vai até a Brasilândia. Digo que é o “trecho Claudinho de Souza” porque foi um pleito de S.Exa., atendido pelo Governador José Serra e agora já entrou no projeto executivo, por determinação do Governador Geraldo Alckmin. Mas é o “trecho Claudinho de Souza” e vamos fazer questão, embora vá demorar muitos anos para colocarmos o nome na estação – se Deus quiser, muitos anos -, mas saiba que, um dia, estará seu nome lá na estação Brasilândia.
Este é o trabalho que fazemos próximo à população. O transporte coletivo, na cidade, só tem sentido se for expandido pelo sistema metroferroviário.
Apesar de o PT, nosso partido de oposição, insistir sempre na questão dos corredores – e dizer que construiu dois, horrorosos, e que funcionam mal – é importante destacarmos que tem de haver metrô. Aliás, no município, não comporta a ideia de corredores.
Em propagandas dizem que vão construir corredores na Radial Leste. É tudo mentira. A Cidade não comporta isso, repito. Há trechos que contam com faixas exclusivas para ônibus. Se construírem corredores numa cidade já totalmente saturada como São Paulo acabam, muitas vezes, com avenidas e comércios, e, em outras ocasiões, inviabiliza-se uma determinada avenida, sob o ponto de vista de seu desenvolvimento.
Por isso, o PSDB quer investir e investe em metrô, em transporte sobre trilhos, como também transforma a CPTM num modal, meio de transporte com a mesma qualidade que o metrô.
O Sr. Geraldo Alckmin determinou a compra de mais de 35 novos trens com padrão de metrô, para a CPTM , que serão entregues em fevereiro.
Muito obrigado.