Onde descartar seu lixo eletrônico

Preocupado com as questões socioambientais, o vereador Floriano Pesaro apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei para obrigar as empresas a recolherem seu lixo eletrônico. O PL 616/09 institui normas, prazos e procedimentos para gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final destes produtos.

O projeto prevê que as empresas devem ser obrigadas a gerenciar os seus resíduos tecnológicos, através de um sistema de coleta apropriado, reciclagem e depósito final adequado ambientalmente. “O Brasil já sente os efeitos da era da ‘sucata eletrônica’. Muitos eletrônicos descartados estão funcionando perfeitamente e podem ser reutilizados de diversas maneiras, inclusive com fins de inclusão social, digital e de profissionalização de comunidades”, afirma Floriano.

Responsabilize-se pelo destino de seu lixo eletrônico.
Para descartar o equipamento usado, entre em contato preferencialmente com instituições que possam reutilizá-lo. Há várias iniciativas nesse sentido (veja lista abaixo). Se você é um consumidor corporativo (empresa), procure também doar seus equipamentos para essas entidades. Caso não seja possível, arque com os custos do envio dos resíduos eletrônicos para empresas idôneas, que efetuem a reciclagem.

PARA QUEM DESTINAR SEU E.LIXO
EMPRESAS RESPONSÁVEIS POR SEUS PRODUTOS

DELL COMPUTADORES
Somente para produtos Dell. A Dell se responsabiliza pelo descarte dos produtos inservíveis de sua marca. Coletam em sua casa/ escritório e encaminham para a reciclagem, gratuitamente. Para isso, o cliente deve entrar no site da Dell e digitar no campo “busca” as palavras RECICLAGEM DELL, em seguida deve achar o link que fala da reciclagem e clicar. Na página, há um formulário que deve ser preenchido e encaminhado para a empresa. Por meio de uma parceria com a FPD – Fundação Pensamento Digital, a Dell também promove a doação dos equipamentos ainda em funcionamento, que devem estar sem nenhuma informação no HD.
Site: www.dell.com.br

ITAUTEC
Somente para produtos Itautec. A empresa encaminha para reciclagem os produtos inservíveis Itautec, sem custos para o cliente. O interessado deve enviar um e-mail para disk.meio-ambiente@itautec.com, informando os dados de código e série do produto. Após o envio, o cliente deve aguardar o contato da empresa, que indicará a filial para onde o lixo eletrônico deve ser levado. Os equipamentos são destinados à planta industrial da empresa, em Jundiaí, onde são desmontados e suas partes encaminhadas para empresas recicladoras.

INSTITUIÇÕES QUE FAZEM A REUTILIZAÇÃO
Meta Projeto – Acessa São Paulo
Projeto do Governo do Estado de SP. Recebe computadores, monitores, teclados etc, funcionando ou não, de pessoas físicas e jurídicas. O material é reaproveitado, por meio de oficinas de informática em SP e no interior.
Local: Parque da Juventude (av. Cruzeiro do Sul, 2630 – 1º andar – Carandiru, em São Paulo).
Telefone: (11) 2221-1826.
Email: oficinaspj@acessa.sp.gov.br

Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes (ABRE)
Entidade sem fins lucrativos. Recebe computadores, televisores e outros equipamentos eletrônicos, além de receber roupas e outros objetos. Conserta e redistribui todos os materiais recebidos, enviando ao doador a informação sobre a destinação exata de seu produto.
Local para entrega: av. Lavandisca, 168 – Moema, em São Paulo.
Telefone: (11) 5052-0736
Site: www.abre-excedente.org.br

Comitê para a Democratização da Informática (CDI)
Recebe apenas computadores completos (com monitor, teclado, mouse, etc.), funcionando e com configuração mínima Pentium III. Os equipamentos são utilizados para criar centros de inclusão digital em áreas carentes.
Local para entrega: av. Francisco Matarazzo, 102 – Água Branca, em São Paulo.
Telefonew: (11) 3666-0911 / 3822-0970
Email: doacao@cdisaopaulo.org.br

CRC – Oxigênio
Aceita doação e retira todos os tipos de eletrodomésticos e eletrônicos. Os equipamentos em funcionamento são enviados a instituições que fazem inclusão digital, cadastradas no governo, e os que não funcionam mais são enviados para reciclagem.
Local: rua Esperia, 30 – Jardim Paulista, em São Paulo, ou Rodovia Hélio Schmith, s/n – Aeroporto de Guarulhos.
Telefones: (11) 3051-3420 / 3057-1283
Email: assessoria@oxigenio.org.br

Museu do Computador
Recebe doações de computadores, telefones, máquinas de escrever e de calcular, videogame, impressoras e peças de computador, como teclado e mouses, livros, cds e outros. Para exposição no Museu. Quando há sobra, os equipamentos são doados a comunidades carentes.
Local: Itapecerica da Serra
Telefone: (11) 4666-7545

EMPRESAS QUE FAZEM A RECICLAGEM
Observação: As informações apresentadas abaixo foram fornecidas pelas próprias empresas. O Instituto Gea não se responsabiliza pela adequação ambiental de seus procedimentos. Para confirmação, consulte o órgão ambiental de seu Estado.

TCG Recycling
Além de computadores e monitores, também trabalha com a reciclagem de eletrodomésticos. Não exige quantidade mínima, porém cobra, tanto para o frete quanto para a reciclagem.
Local: rua Eugênio Bertini, 445 – São Luiz, em Americana (SP)
Telefone: (19) 3468-3882
Site: www.tcgrecycling.com

Interamerican Ltda
Não atende pessoas físicas. Para empresas e instituições, atua retirando todos os tipos de eletrodomésticos, computadores e monitores. Os resíduos passam por uma separação e o que não pode ser reciclado é enviado para aterro licenciado pela CETESB. O custo do serviço de coleta e destinação depende do tipo dos aparelhos e da quantidade.
Local: rua Vitor Meireles, 105 – Jardim Jordanópolis, em São Bernardo do Campo (SP).
Telefone: (11) 41787-9944
Site: interamerican@interamerican.com.br
Email: www.interamerican.com.br

UMICORE
Recebe somente telefones celulares e baterias recarregáveis de todos os tipos.No processo de reciclagem dessa empresa, os metais são recuperados e reutilizados como matérias-primaspara fabricação de novos produtos. Não cobra pelo serviço de reciclagem. Retirada gratuita para a quantidade mínima de 500 kg de sucata eletrônicaou100 kg de baterias recarregáveis.
A UMICORE é a empresa para quem estão sendo destinados os equipamentos entregues pelo consumidor nas lojas CLARO.
Local para entrega: rua Barão do Rio Branco, 368 – Bairro Itapejica, em Guarulhos (SP).
Telefone: (11) 2421-1246
Site: www.umicore.com.br

Silcon Ambiental
Recebe e retira todos os tipos de equipamentos eletrônicos, como TVs, computadores, telefones, geladeiras e outros. Os equipamentos são separados e triturados em diferentes tipos, como: plásticos, metais ferrosos e não ferrosos, vidros e papéis, paradepois serem encaminhados para reciclagem .
Custo do processo: R$ 0,85/ kg (pode variar, dependendo do material e da quantidade)
Local: rua Bela Cintra, 986 – 3º andar – conj. 32 – Consolação, em São Paulo.
Site: www.silcon.com.br

Sucata Eletrônica
Retira todo tipo de material eletroeletrônico, menos monitores e televisores, inclusive materiais de circuito fechado e aberto de TV, bem como aparelhos de telefonia, fixa e móvel. Fazem a desmontagem dos aparelhos e depois vendem.
Telefones: (11) 4277-0141 / 3535-5170
E-mail: sucataeletronica@sucataeletronica.com.br / sucataeletronica@gmail.com

San Lien
(Essa empresa recebe os resíduos eletrônicos do CDI)
Recicla equipamentos eletroeletrônicos em geral, como computadores, placas de circuito interno, processadores, centrais telefônicas, motores elétricos, ligas metálicas, ímãs industriais e outros. Seu processo descaracteriza os equipamentos, tritura as placas e as envia para exportação. O que não é exportado é encaminhado para reciclagem, como, por exemplo, os monitores são enviados para a Suzaquim. Não informaram outros parceiros de reciclagem.
Recebe em sua fábrica qualquer quantidade e de qualquer pessoa. Retira quantidades acima de 500 kg.Pagam um valor a ser acertado pelas placas de circuito interno.
Local para entrega: rua Professor José Barou Fernandes, 573 – Vila Maria, em São Paulo.
Telefone: (11) 2954-2229
Site: www.sanlien.com.br

Lorene
(Empresa que recebe os resíduos da CRC – Oxigênio)
Recebe aparelhos eletrônicos, computadores e peças, centrais telefônicas, celulares, automotivas, impressoras e periféricos em geral, com a exceção de monitores, mouse e teclado. Quantidade mínima aceita, entregue na empresa: 60 kg. Retira a partir de 300 kg.
A empresa paga pelos equipamentos que recebe, sendo que os valores variam conforme o material e a quantidade.
Processo utilizado: descaracterização dos equipamentos, trituração de placas e envio para exportação.
Local para entrega: rua João Batista, 68 – Vila Guilherme, em São Paulo.
Telefone: (11) 2902-5200
Site: www.lorene.com.br

FONTE: Instituto Gea Ética e Meio Ambiente