Dia 17 de abril: seminário sobre Educação Inclusiva na Reatech

Para celebrar o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, cuja data é comemorada no dia 14 de abril na cidade de São Paulo, o vereador Floriano Pesaro (autor da Lei 15.034) promove o Seminário de Educação Inclusiva – Avanços e Perspectivas, no dia 17 de abril, das 10h às 13h, na Feira Reatech, no Centro de Exposições Imigrantes. Estarão presentes autoridades e especialistas no tema, como Alexandre Schneider (secretário municipal de Educação); Linamara Rizzo Battistella (secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Rosângela Pietro, da USP.

Serão debatidas ações e atividades da política educacional da rede municipal de ensino, como Programa Inclui, o maior e mais completo programa de inclusão nas escolas. Para dar perenidade ao Programa Inclui, Floriano apresentou na Câmara Municipal de São Paulo projeto de lei para garantir a continuidade do programa. “O objetivo principal do Inclui é capacitar as escolas e prepará-las para serem cada vez mais acessíveis e acolhedoras”, explica Floriano.

Para ele, é imprescindível que as escolas considerem em sua organização pedagógica as diferenças entre os alunos, contribuindo desta forma para a superação de preconceitos, a valorização das diversidades e a construção de uma sociedade mais equânime. “Assim, é notória a estrita relação entre a Educação Inclusiva e a melhora na qualidade do ensino.”

Floriano diz que o dia 14 de abril, data em que a cidade celebra o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, não pode ser “apenas uma data no calendário oficial dos festejos municipais. “O dia 14 de abril deve nos levar à reflexão sobre os caminhos que que-remos trilhar nessa área e realçar as ações bem sucedidas já implantadas até aqui”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO
10h: Mesa de Abertura e Autoridades
• Vereador Floriano Pesaro
• Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação
• Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
• Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

11h: Apresentação e Análise do contexto da Educação Inclusiva: três boas práticas oriundas da Secretaria Municipal de Educação

Análise sobre as boas práticas no contexto brasileiro atual
• Profa. Rosângela Prieto, Faculdade de Educação da USP
• Profa. Silvana Drago, Secretaria Municipal de Educação
12h30: Debate com o público
12h50: Encerramento – Vereador Floriano Pesaro

SERVIÇO
Reatech – 10ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Data: de 14 a 17 de abril
Data do seminário: dia 17/4, das 10h às 13h.
Local: Auditório 3 do Pavilhão 1 da Reatech – Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo). Entrada franca.