Um dia com o Vereador


“Os políticos são seres distantes de nossa sociedade por isso não entendem a realidade em que vivemos e as necessidades da população”. Esse senso comum vem sendo repetido por jovens, interessados em política e os que se dizem apolíticos, ao longo dos anos como se fosse um mantra.
Para mudar essa imagem tão negativa que a política tem na visão de nossa juventude é que o vereador Floriano Pesaro deu a ideia de separar um dia especial em sua agenda para receber jovens interessados em saber o que de fato faz um vereador e como ele atua para melhorar a cidade em que vivemos.
Assim, nascia em 5 de maio, com a presença do estudante de Economia da Universidade de São Paulo, Gustavo Novaes, o que foi carinhosamente chamado pela equipe de "Um dia com o Vereador".
"Assim como sempre cobramos maior aproximação de nossos representantes, nós, cidadãos, também devemos nos aproximar deles; acompanharmos os seus respectivos trabalhos para a sociedade e participarmos ativamente da gestão da "coisa pública"", afirma Ivan Amorin, aluno de Gestão Pública, da USP Leste.
No total, sete jovens, das mais diversas formações e partes da cidade já acompanharam o vereador Floriano durante um dia inteiro. A conclusão geral: "Não há monotonia quando se está com Floriano".
Os compromissos começam bem cedo e envolvem reuniões políticas, encontros com a comunidade, despachos no gabinete, entrevistas, participação nas Comissões de Constituição e Justiça e Meio Ambiente; além de calorosos debates no Plenário da Câmara Municipal de SP. “Poder ver o Floriano Pesaro atuando me faz sentir orgulho de dizer: este é meu vereador”, avalia Carolina Martin, estudante de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Além de um exercício de cidadania feito de uma forma mais dinâmica e interessante, os jovens aprendem na prática como funciona a maior casa legislativa do Brasil. “Acompanhei a Comissão de Constituição e Justiça, não sabia que os projetos de lei, para serem aprovados, precisavam passar primeiro por esta comissão”, exemplifica Lucas Corso, que cursa o ensino médio na ETE-SP.
E o objetivo de desmitificar o papel do político para os jovens vem sendo alcançado com sucesso. Essa foi a conclusão a que chegou o estudante da FGV, Dany Simons “Ainda há um estereótipo de que o político é o que há de ruim e atrasado. Nem todos são assim. Posso dizer que ouvi ideias muito boas e vi políticos muito sérios".
Quer participar também?
Participar do programa “Um dia com o Vereador” é muito fácil: basta entrar em contato com Marina Bragante, através do e-mail maribragante@gmail.com.
Além de seus dados pessoais (nome, curso e instituição em que estuda, telefone de contato), conte um pouco sobre você e suas expectativas com relação ao “Um Dia com o Vereador” e pronto! Agendaremos o dia que mais está de acordo com o seu perfil e interesses.
Venha participar!