Floriano Pesaro defende valorização do profissional do mercado de capitais

Diante da importância crescente do mercado de capitais no desenvolvimento econômico brasileiro e, principalmente, na formação da poupança dos pequenos e médios investidores que procuram alternativas mais atrativas para formação de um patrimônio financeiro, o deputado federal Floriano Pesaro (PSDB/SP) acaba de apresentar o Projeto de Lei 10641/2018, que institui, no dia 18 de maio, o Dia Nacional dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais. A data coincide com a data da fundação da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), no ano de 1970.

A entidade cuida da integração, estímulo e apoio às ações voltadas ao crescimento e amadurecimento do mercado financeiro e de capitais, para liderar o processo de fomento e desenvolvimento e congregar os Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. Autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde 2010, a Apimec credencia e autorregula a atividade do Analista de Valores Mobiliários. Desde então, para exercer a atividade, os analistas precisam obter o Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI). Este é adquirido por meio de exames que comprovam o conhecimento e competência profissional. A certificação deve ser renovada a cada cinco anos por meio de novos exames ou da participação no Programa de Educação Continuada (PEC).

Além disso, a Apimec certifica também os profissionais que atuam nas entidades de previdência dos Estados e dos Municípios, em parceria com a Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios (ABIPEM).

 

Nesse contexto, a instituição do Dia Nacional dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais, longe de ser apenas uma data de calendário, cria uma oportunidade de valorizar ainda mais a preparação de desenvolvimento desses profissionais, assegurando às pessoas que procuram formas mais atrativas de poupar suas economias, e aos investidores em geral, poder contar com um profissional comprovadamente capacitado para exercer suas funções, além de comprometido com um Código de Conduta Profissional.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Federal Floriano Pesaro