Discurso no Plenário sobre a Saúde

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, nobres Vereadores, realmente soa estranho um debate tão importante como este, como o da saúde na cidade de São Paulo, ter sido iniciado pelo Partido dos Trabalhadores, já que, quando eles foram governo na Cidade, não tinham projeto para a saúde do Município. Tanto não tinham um projeto que, posteriormente, em plena campanha eleitoral, tentaram elaborar um projeto mirabolante, o CEU Saúde, feito por marqueteiros; fato que levou à perda das eleições por parte da Prefeita Marta Suplicy.
Fui gestor público nos últimos 14 anos e Secretário da cidade de São Paulo e sei que política pública se faz aproveitando-se o que foi feito de bom nos últimos anos e corrigindo-se o que não serviu, trazendo inovações. Isso tem de ser feito. Caso contrário, não teremos uma boa saúde na cidade de São Paulo num curto prazo. Sabemos disso.
A saúde já foi muito pior, mas o importante é o rumo que está sendo dado a ela, um rumo correto, articulado com as Unidades Básicas de Saúde, com as AMAs, com os hospitais públicos, com a finalização de obras paradas, como a do Hospital Cidade Tiradentes e a do Hospital M’Boi Mirim, que foi concluído na gestão do Prefeito Kassab e na do Governador Serra.
Isso é melhorar a saúde e as AMAS de Especialidade, cumprir aquilo que diz, rigorosamente o Sistema Único de Saúde. Todos sabem que a saúde não é boa em São Paulo. Desculpa, líder, mas é “chover no molhado”. A saúde não é boa no Brasil todo. Não vamos aqui falar dos hospitais federais administrados no Rio de Janeiro que são um desastre. Vamos dizer o seguinte: a saúde não é boa e reconhecemos, mas reconhecemos também que hoje, 2009, gestão Kassab reeleito, é melhor do que foi há anos atrás. Bem melhor do que foi no Governo da ex-prefeita derrotada Marta Suplicy.
Deixamos claro que política pública não se faz com demagogia, mas com responsabilidade, crescimento contínuo e investimentos. Veja o orçamento da saúde pública em São Paulo hoje, comparada há sete anos. Vamos continuar no rumo correto. Tratando a população como merece e como ela precisa. Dando equipamentos à altura, reformando as Unidades Básicas de Saúde, ampliando as ações ambulatoriais por meio das AMAS de Especialidades e com a inauguração de três novos hospitais – promessa de campanha do Prefeito Kassab. É assim que se faz saúde pública, que sabemos não está boa. Mas está bem melhor do que foi no passado.

Muito obrigado.