17/06 – Gabriel Chalita na Academia Brasileira de Educação

Sr. Presidente, muito obrigado. Nobres Vereadores, amigos e telespectadores da TV Câmara São Paulo.

A bancada do PSDB está em festa. O nobre vereador Gabriel Chalita, nosso colega nesta Casa e ex-secretário estadual de Educação, é agora um acadêmico imortal da educação. Este título se soma aos outros que Chalita ostenta, com muito mérito, em seu currículo: educador, escritor, palestrante, apresentador de rádio e TV e membro da Academia Paulista de Letras.

Esta semana, este nobre vereador – o mais votado na cidade de São Paulo – tomou posse na Academia Brasileira de Educação, em pleno auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Gabriel Chalita passa agora a ocupar a cadeira de número 34 da Academia Brasileira de Educação, cujo patrono é o poeta Olavo Bilac, um dos principais e mais conhecidos poetas brasileiros. Na cerimônia, várias personalidades, educadores, escritores e políticos, como o prefeito Kassab, estiveram presentes, prestigiaram o evento.

O presidente da Academia Brasileira de Educação, professor Carlos Alberto Serpa, e outros acadêmicos recepcionaram Gabriel Chalita, enfatizando a sua trajetória de educador e de grandes e nobres realizações na área de educação. Podemos destacar aqui o exitoso Programa Escola da Família, que previa a abertura das escolas aos sábados às famílias.

Entre seus livros mais famosos estão:
– “Pedagogia do Amor”
– “Vivendo a Filosofia”
– “Os Dez Mandamentos da Ética”
– “Ética dos Governantes e dos Governados”.

Na posse na Academia Brasileira de Educação, Gabriel Chalita fez um discurso belíssimo, homenageando seus antecessores que ocuparam a mesma cadeira: o ministro Pedro Calmon e a ministra Esther de Figueiredo Ferraz.

Ele falou sobre liberdade. Tratou o tema como uma condição a ser alcançada por meio do conhecimento, citando os ensinamentos de Paulo Freire. Ressaltou os valores da educação na formação do homem livre.

Aspas do nobre vereador – “A educação é o estandarte da liberdade. Ela faz transmutar a perspectiva de vida. É por isso que os pais devem se preocupar em deixar esse legado a seus filhos”.

A festa no Rio de Janeiro terminou com a participação do padre Fábio de Melo. Juntos, eles lançaram recentemente o livro “Cartas “entre Amigos”.

Parabéns, nobre vereador Gabriel Chalita, por mais esta conquista!

Muito obrigado.