03/09 – Saída de Andrea Matarazzo

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, nesta tarde gostaria de falar de um amigo, companheiro político, grande homem público, que, na tarde de ontem, anunciou a sua saída da Prefeitura de São Paulo.
Refiro-me a Andrea Matarazzo, que cumpriu de maneira brilhante o papel de administrador na cidade, desde o início da gestão do ex-Prefeito José Serra e depois do Prefeito Kassab, deixando a marca de uma nova liderança, não só no município, mas no Estado, uma nova liderança política. Com a sua saída, a cidade perde um gestor como poucos, referência de competência, ética e honestidade na vida pública.
Conheço Andrea Matarazzo; sempre obstinado na sua missão de transformar a cidade. É que Andrea realizou em São Paulo uma verdadeira revolução. Manteve-se firme no combate a todo tipo de ilegalidade, de irregularidade. A cidade era muito ilegal, não em um bairro ou numa área específica, mas na sua totalidade. Tratou a zeladoria com pulso firme, foi incansável dia e noite no combate à corrupção.
À frente da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Andrea sempre atuou em operação integrada, com toda estrutura administrativa, com todas as secretarias, num esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida de todos paulistanos. O Parque do Povo, no Itaim Bibi, uma das áreas mais nobres da cidade, com 111 mil m², estava entregue à administração privada, um local público, que foi reintegrado ao espaço da cidade e dado aos paulistanos mais um novo parque. Com a firmeza de Andrea, o Parque do Povo pode voltar a ser inteiramente da população paulistana.
Lembro também das reformas das calçadas, mais de 400 quilômetros foram restaurados.

 

A sua obstinação pela área da Sé; pela área central; da Nova Luz; a repaginação da Av. Paulista, com a instalação de mais de 200 rampas de acessibilidade, com o apoio da minha companheira nobre Vereadora Mara Gabrilli (que ajudou muito nesse momento), o Parque Mário Covas; o Parque Zilda Natel; o combate intensivo aos ambulantes na cidade de São Paulo, que levou um marco, que foi a revitalização do Largo da Concórdia, do Largo 13 e do Centro Comercial de São Miguel. Sempre em parceria com subprefeitos.
A revitalização do Largo da Concórdia. Foi reurbanizada uma das áreas que concentra o maior polo de compras do Brasil e que estava jogado na ilegalidade. Da mesma forma, o Largo 13. A revitalização desses espaços públicos, com muita determinação, trouxe de volta a legalidade, diminuiu a violência e permitiu que todos os paulistanos pudessem ter acesso a essas áreas.
O Sr. Andrea Matarazzo abriu canais de comunicação com a população para agilizar a ação administrativa pública, por meio da internet. É hoje, seguramente, o maior comunicador do twiter,na área pública. Só perde para o Sr. Governador José Serra.
Também cuidou da área social junto comigo, quando fui Secretário. Dentro do Programa São Paulo Protege, o mais inovador dos programas de desenvolvimento social na cidade; e com o “Ação Família”, criamos o Programa “Equilíbrio”, em que pudemos tirar, praticamente, todas as crianças que viviam drogadas nas regiões mais centrais da cidade de São Paulo.
Foi a obstinação do Sr. Andrea Matarazzo que possibilitou a Prefeitura de São Paulo agregar parceiros, universidades, organizações não governamentais, sempre em prol de uma cidade mais legal, mais justa e mais ética.
O Sr. Andrea soube cuidar da cidade como poucos e ela sentirá sua falta, mas, sem dúvida nenhuma, daqui para frente o Brasil e o Estado ganharam. Torcemos para que o Sr. Andrea Matarazzo possa ajudar o Sr. Governador José Serra em sua maior empreitada, as eleições de 2010.
Muito obrigado.