05/08 – Violência urbana

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – É incrível a oposição desta Casa que critica quando os tucanos fazem. Acabamos de inaugurar um corredor que é espetacular, maravilhoso e que ficou parado por muito tempo por um problema processual, adivinha quem entrou contra a obra questionando a licitação? O PT. Esse é o PT. Ele vem aqui, entra na Justiça, impede que os tucanos façam a obra, os tucanos conseguem, a empresa quebra, aquela confusão, faz, entrega porque aqui não é aquele blá-blá-blá, como o trem-bala “perdida”, como dizem no Rio de Janeiro. Aqui, fazemos e entregamos.

Gostaria de discutir um outro tema importante que diz respeito à matéria do jornal Folha de S. Paulo, apesar da oposição não trazer a matéria, Violência recua em São Paulo no segundo trimestre. Essa é a matéria do jornal Folha de S. Paulo sobre a violência que recuou em São Paulo no último trimestre desse ano. Na realidade, a violência vem sendo reduzida em São Paulo há muitos anos, todos os anos em que o PSDB foi Governo aqui no Estado de São Paulo. Temos o estudo do mapa de violência em 2010 denominado: Anatomia dos Homicídios no Brasil, de autoria do sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, Diretor de Pesquisa do Instituto Sangari.

O estudo mostra que a violência vem diminuindo no Brasil inteiro, grande parte dela é fruto do Estatuto do Desarmamento, pela ação da Polícia e do Estado, quando investe na diminuição da pobreza, especialmente, nas regiões metropolitanas. O estudo também demonstra uma migração dessa violência para o interior do Brasil e uma diminuição nas capitais. Isso se deveu especialmente nas capitais de São Paulo e Belo Horizonte e nos Estados de São Paulo e Minas Gerais como um todo. O estudo mostra claramente uma ação Tucana.

Em 1997, São Paulo ocupava o 5º lugar no hanking de violência e homicídios, com 70 homicídios para cada 100 mil habitantes. Hoje, estamos em 24º lugar. Ou seja, nós éramos o 4º Estado mais violento da Federação, hoje, nós somos o 24º. Os Estados mais violentos são: Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro são governados pelo PT ou por seus coligados. Ou seja, a violência aumentou nos Estados governados pelo PT e diminuiu nos maiores e mais complexos, que são Minas e São Paulo, graças ao Governo Tucano.

No que diz respeito ao homicídio de 0 a 19 anos, São Paulo era o 6º Estado no hanking da violência, com 15,6% para cada 100 mil jovens; hoje é o 24º, com seis em 100 mil. É impressionante a redução. A redução da violência em São Paulo, segundo essa pesquisa, mostra que tivemos uma melhora em quase 50% em números absolutos no período de 1997 a 2007.

Essa é uma discussão que merece a apresentação das planilhas, para mostrarmos que tivemos uma redução em bairros da capital onde tínhamos muita violência, como a região sul de São Paulo, no Jardim Ângela, Jardim Miriam, M’ Boi Mirim e Cidade de Ademar. Na zona sul tivemos uma redução significativa também.

Na década passada já houve uma redução importante na zona leste, mas vejamos o seguinte, com relação aos furtos na capital: – 9,6% nos furtos, – 11,9% nos roubos, – 7% nos roubos de cargas, – 7,3%, no roubo a bancos. Todos os indicadores de criminalidade diminuíram para além dos homicídios. Isso é que é importante.

Muito Obrigado.