06/02/2013 – Abertura dos trabalhos da 16ª Legislatura

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – (Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo e a todos os que nos assistem da galeria desta Casa, começo o meu segundo mandato consecutivo nesta Casa de Leis com muito orgulho e com muita satisfação. Agradeço a todos os que confiaram em mim os 37.780 votos que obtive nas últimas eleições. Mais uma vez, o meu mandato estará a serviço dos direitos humanos e da justiça social em nossa cidade. Em parceria com a sociedade civil e as Organizações Não Governamentais, continuarei estudando e propondo soluções.

Parabenizo os meus colegas, Vereadores Aurélio Nomura, Claudinho de Souza e Gilson Barreto, pela reeleição e aproveito para dar boas-vindas aos novos Vereadores do PSDB: Andrea Matarazzo, Coronel Telhada, Eduardo Tuma, Mário Covas Neto e Patrícia Bezerra.
A bancada do PSDB é a segunda maior da Câmara Municipal de São Paulo e me reconduziu ao lugar de Líder pelo terceiro ano consecutivo. Nosso trabalho nesta 16ª Legislatura será de oposição ao governo do PT, mas ressalto que não será de oposição por oposição. Como é de nossa característica, faremos um trabalho responsável e com muita transparência. Como muitos cientistas políticos avaliam, um parlamento democrático é governo e é oposição, esta tão necessária ao processo político e ao próprio governo. Os conflitos e as divergências, assim como os interesses em causa, são objeto de exame, discussão, convencimento e solução, sempre sob a regência das normas constitucionais que asseguram a prevalência da maioria com a participação das minorias.
Como dizia Ulysses Guimarães, “a grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem como perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes”. Por esse motivo, deixo claro que o PSDB terá consciência ao fazer oposição em nossa cidade. Juntaremos nossas vozes àqueles que fizeram uma opção diferente da nossa nas últimas eleições, mas que votaram no nosso candidato José Serra no segundo turno. Não juntaremos nossas vozes ao coro do “quanto pior, melhor”. Pelo contrário, faremos, sim, uma oposição responsável, atenta e comprometida com o desenvolvimento da nossa Cidade. Consideraremos, como sempre fizemos aqui e no Governo do Estado, o interesse público acima de qualquer jogo político. O PSDB irá fiscalizar. Acompanharemos de perto se as promessas de campanha do Prefeito Fernando Haddad – muitas delas por nós consideradas utópicas – serão ou não concretizadas. Não corroboraremos com a má gestão e a improbidade administrativa.
O Sr. Prefeito já disse que enviará à Câmara alguns projetos de lei que necessitarão de muito debate, como, por exemplo, aquele que altera o modelo de inspeção veicular. Somos contra muitas medidas anunciadas durante a campanha, como nesse caso em que se beneficia as pessoas que possuem carro e não a maioria da população que depende de transporte coletivo. Mas, enfim, essas são discussões que traremos para este fórum democrático da Cidade. Outra importante discussão que iniciaremos em breve é a revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade. O PSDB está preparado para tal discussão. Queremos que todos os munícipes saibam o que está sendo discutido e participem da construção desse plano que nos levará a uma nova Cidade nos próximos anos.
Enfim, Sr. Presidente, teremos muito trabalho nos próximos quatro anos. Com a inspiração de opositores de caráter de outrora como Ulysses Guimarães, Severo Gomes, Tancredo Neves, nosso grande líder Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e José Serra mais uma vez nos colocamos à disposição para o debate produtivo e para o fortalecimento do Parlamento e, consequentemente, do que acreditamos ser a democracia. Assim afirmou Mário Covas: “Compreendo a função política na democracia como instrumento mais eficaz para a transformação e aperfeiçoamento das estruturas sociais.”

Sr. Presidente, caros Colegas, contem conosco, contem com a bancada do PSDB.

Muito obrigado.