14/3/2013 – Bancada do PSDB vistoria terreno em Pirituba

Sr. Presidente da Câmara Municipal, srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde.

Na segunda-feira, a bancada do PSDB esteve no terreno da Avenida Mutinga, 951, no distrito de Pirituba, para fazer uma vistoria.

Trata-se de um terreno municipal de pouco mais de 67 mil metros quadrados, que o prefeito Haddad quer conceder para o Governo Federal, por 90 (noventa) anos, para a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Quero deixar claro que a bancada do PSDB não é contra a construção da escola. No entanto, no dia da vistoria, constatamos que o terreno é muito grande e a comunidade da região quer, além do Instituto, outros equipamentos públicos, como creche, área para a terceira idade, sede da Subprefeitura, além de uma via de ligação entre a Avenida Mutinga e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães.

Nossa proposta é pedir o desmembramento da área e conceder para o Governo Federal, 30 mil metros quadrados para a construção do Instituto.

De acordo com estudos que fizemos, esta área é suficiente. Em uma área de pouco mais de 25 mil metros quadrados, o Governo do Estado construiu uma ETEC e uma FATEC, que oferecem três cursos cada uma e atendem, juntas, 2.500 alunos, mais que o dobro dos alunos que o Instituto terá que atender (1.200).

Durante nossa visita, representantes de moradores da região fizeram solicitações para implantar também neste terreno a Subprefeitura, que fica numa região distante e está em um prédio alugado.

Outra demanda é por creche. Como sabemos, esta é uma necessidade urgente em toda a cidade e, segundo levantamento feito com a Secretaria Municipal de Educação, quase mil crianças estão na fila de espera por uma vaga em creche na região de Pirituba.

Então, nosso substitutivo propõe que os outros 37 mil metros quadrados sejam utilizados pela Prefeitura para instalação destes equipamentos solicitados pelos moradores.

Uma boa alternativa para a utilização do terreno é a construção de um CEU – Centro Educacional Unificado. A região já conta com o CEU Vila Atlântica, que ocupa 23 mil metros quadrados e atende 150 crianças na creche, 300 alunos na EMEI, 800 alunos na EMEF e em torno de 10 mil pessoas em suas diversas atividades esportivas e culturais.

Além disso, o CEU também contempla a comunidade com equipamentos esportivos (piscina e quadra) e culturais (teatro, biblioteca e espaço para exposições), além de eventos.

Conto com o bom senso dos nobres vereadores para atendermos ambos os lados e levarmos mais serviços para a região de Pirituba.

Muito obrigado.