Câmara Municipal recebe evento sobre Dislexia

No dia 19 de setembro, a Câmara Municipal de São Paulo vai receber a segunda edição do simpósio de conscientização sobre o Dia Municipal das Pessoas comDislexia. Esta data foi incluída no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo pelo vereador Floriano Pesaro, apoiador do evento, que tem início às 9 horas.
Especialistas e profissionais debaterão o tema “Avanços científicos no trabalho com as pessoas comdislexia”, visando conscientizar o público para um novo olhar sobre as pessoas com o distúrbio.
“Adislexiaé o distúrbio de maior incidência na sala de aula, cerca de 10 a 15% da população é disléxica. Ela é hereditária e atinge pessoas de todas as camadas sociais”, explica Floriano, que fez um projeto de lei (PL 86/2006) que estabelece no âmbito da rede pública municipal de ensino o Programa de Apoio ao Aluno Portador de Distúrbios Específicos de Aprendizagem Diagnosticado comoDislexia.
A criança comdislexiapode ser diagnosticada na dificuldade com a linguagem escrita, em escrever, na ortografia, na lentidão no aprendizado da leitura. Muitas vezes haverá disgrafia, discalculia, dificuldades com a memória a curto prazo e na organização e execução de tarefas complexas, ou dificuldades de aprender uma segunda língua.

PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura do evento
– Vereador Floriano Pesaro – Autor de projetos sobre dislexia, vai falar sobre a importância destes projetos para os alunos disléxicos.

9h30 – Início da primeira mesa de debates
9h30 – Tema: A psicofarmacologia e o aprendizado – Dislexiae o Mito da Medicalização.
– Dr. Abram Topczewski Neuro, doutor em Neurociências pela FCM/UNICAMP, mestre em Neurologia pela FMUSP, é vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia e diretor da clínica de Enurese no Hospital Albert Einstein.

10 horas – Tema: Neurociência na Educação: pontes para a dislexia.
– Prof. Adriana Foz, educadora e psicopedagoga, especialista em Neuropsicologia pela CDN/Unifesp, é coordenadora do projeto Cuca Legal (Psiquiatria/Unifesp).

10h30 – Tema: Como viver com os sinais da Dislexia
– Dra. Ana Beatriz B. da Silva, médica graduada pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora Honoris Causa da UniFMU (SP) e Presidente da Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (AEDDA – SP), diretora técnica da clínica Medicina do Comportamento do Rio de Janeiro.
– Perguntas aos palestrantes

11h15 – Coffee break

11h30 – Início da segunda mesa de debates
Depoimentos
-Ailton Godoy – publicitário – disléxico e pai de disléxico ;
– Eric Gomes e Marcio Araújo – Jogos para disléxicos – alunos do ITA que desenvolveram jogos para disléxicos;
– Vereador de Campos de Jordão, Gilmar da Silva Rosa – fez um projeto para criação de uma política de reconhecimento da dislexia na rede municipal de ensino.
– Deputada Federal Mara Gabrilli (PSDB) – projetos e leis federais;

12h40 – Perguntas para as profissionais da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e do Instituto ABCD.
Maria Angela Nogueira Nico – Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica, diretora e coordenadora técnica e científica da ABD.
Carolina Toledo Piza – profissional do iABCD, coordenadora técnica. Psicóloga e Neuropsicóloga, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, é professora de pós-graduação de Psicopedagogia e Neuropsicologia e uma das coordenadoras do Ambulatório de Transtornos de Aprendizagem, do Núcleo de Atendimento Neuropsicológica Infantil Interdisciplinar (CPN/NANI).

SERVIÇO
II Simpósio Dia Municipal das Pessoas comDislexia.
Data:19/09 (quinta-feira)
Horário:das 9 às 13 horas
Local:Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 -sala A – Sérgio Vieira de Melo – 1º subsolo).