Livro de Floriano na Biblioteca do Congresso dos EUA

O livro “Futuro no Presente – por uma São Paulo mais humana e participativa”, do vereador e sociólogo Floriano Pesaro, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para constar de seu acervo literário. Lançado em 2008, o livro foi encaminhado este mês ao escritório da instituição no Rio de Janeiro, que, por sua vez, encaminhará para a sede da Biblioteca em Washington.

A obra aborda a experiência do sociólogo Floriano Pesaro à frente da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, de 2005 a 2008. A publicação tem apresentação de José Gregori, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Município de São Paulo, e prefácio de Márcio Neubauer, um dos fundadores do Instituto CRIA (Cidadão Responsável, Informado e Atuante).

“A Secretaria foi um enorme aprendizado, antecipo. Pelo caminho houve erros, lacunas e sobressaltos – como acontece com qualquer ser humano. Mas me mantive sempre apegado às idéias democráticas e à coragem de mudar. Espírito de trabalho e de equipe, persistência nos objetivos traçados e capacidade de decisão e de conciliar interesses também marcaram minha gestão”, ressalta Floriano no início do livro, publicado pela Editora Gente.