Dia Municipal da Educação Inclusiva

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo celebra o Dia Municipal em Defesa da Educação Inclusiva, cuja data (14 de abril) foi instituída pela Lei 15.034, de iniciativa do vereador Floriano Pesaro. Para comemorar a data, os vereadores Floriano Pesaro e Mara Gabrilli promovem na Câmara Municipal uma Sessão Solene, reunindo especialistas para debater as diversas possibilidades para uma educação inclusiva. A cerimônia será no dia 14 de abril, das 8h30 às 12h30, no plenário da Câmara Municipal.

“Comemorar esta data significa incluir este tema na agenda política da cidade, em consonância com as ações do Sistema Conselho de Psicologia, composto pelo Conselho Federal de Psicologia e 17 Conselhos Regionais, reforça a conceituação de Educação Inclusiva, incorporando ao processo os indivíduos deixados à margem do processo educacional brasileiro”, ressalta o vereador Floriano Pesaro.

“Desejamos que, em um futuro próximo, eventos como esse não sejam mais necessários, já que o planejamento pedagógico de cada escola atenderá às necessidades e possibilidades de cada aluno e assim, teremos uma educação mais condizente com as necessidades do nosso tempo”, completa a vereadora Mara Gabrilli.

PROGRAMAÇÃO
8h: Café
9h: Abertura e Mesa das Autoridades
10h15: Mesa1: Os desafios da Educação Inclusiva

Palestrantes:
Dr. Lino de Macedo (área escolar)
Dra. Maria Cristina Kupfer (dia a dia das instituições)

Mediadora: Eliana Almeida
*Testemunhos* – Neivaldo Zovico e Rodrigo Mendes

11h15: Mesa 2: Experiências Escolares

Palestrantes:
1) Escolas Particulares (Alecrim e Bandeirantes)
2) Silvana Drago – Representante da Secretaria Municipal de Educação
3) Maria Elizabete da Costa – Diretora do CAPE/ Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação
4) Claudinei Radica – EMTU

Mediador: Guilherme Bara

12h30: Enceramento – Vereadores Floriano Pesaro e Mara Gabrilli, Fernanda e Edgar.