Estudantes recebem os primeiros certificados no Jovem Tec

Capacitar e qualificar os jovens para o mercado de trabalho para combater o desemprego. Esta é a meta do Jovem Tec, programa criado em parceria pela Prefeitura e Governo do Estado, visando a atender 5 mil estudantes até 2012. Hoje (dia 05/03), o prefeito Gilberto Kassab participou, na sede da Prefeitura, da entrega de certificados para a primeira turma de 107 alunos da rede estadual de ensino médio na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Os jovens, entre 16 a 21 anos, receberam a certificação dos cursos Aluno Técnico (Intel) e Aluno Monitor (Microsoft). Neste mês, o programa continua com a certificação da Cisco (IT Essentials) para esses 107 alunos que estão se formando agora, além do início da segunda turma do Jovem Tec, com 40 alunos vindos de escolas estaduais da zona norte da cidade.

“Esse programa é muito importante porque atende os jovens em duas frentes: na capacitação profissional e na inserção no mercado do trabalho. É uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que visa a qualificar 5 mil jovens. Vocês terão uma importante missão de trabalho na Secretaria Municipal da Educação e depois em outras secretarias. Esperamos ampliar o programa para que mais jovens possam ser atendidos na cidade de São Paulo", afirmou Kassab.

A meta do programa para este ano é capacitar mil jovens. A expectativa é inserir mensalmente esses jovens em estágios nas escolas municipais até atingir todas as 13 Delegacias Regionais de Ensino (DRE).

Lançado em julho do ano passado, o programa é resultado de um termo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG) e pelo Governo do Estado, com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), com articulação da Prodam e participação das secretarias municipais do Trabalho e da Educação.

Para o programa, foram estabelecidas parcerias com as empresas Intel, Cisco, Microsoft e Telefônica que asseguram certificações reconhecidas e de alto nível aos jovens participantes.

A capacitação tem carga horária total de 300 horas, distribuídas em duas etapas. Na primeira, são ministrados os conteúdos dos cursos Aluno Técnico (Intel) e Aluno Monitor (Microsoft). A duração dessa etapa é de dois meses, com aulas presenciais e semipresenciais na unidade de capacitação da Prodam.

A segunda etapa da capacitação, o curso IT Essentials (Cisco) acontece simultaneamente com o estágio. A carga horária nesse processo é de 80 horas presenciais. Essa etapa dura quatro meses. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 450.

Ao fim do treinamento, os alunos saem com conhecimento sobre redes, softwares, sistemas de comunicação, montagem e manutenção de computadores. Os estágios, coordenados pela Secretaria de Gestão, têm duração de seis meses – podendo ser prorrogados por mais seis meses – e são realizados nas escolas municipais (DRE – Ipiranga/Jabaquara e Jaçanã/Tremembé).

O secretário municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia, ressaltou a importância do programa na vida profissional dos alunos. “Está cada vez mais difícil e competitivo conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Vocês foram preparados ao longo dos últimos meses para colaborar no desenvolvimento da informação e tecnologia na Rede Municipal da Educação. Procuramos desenvolver com o Jovem Tec algo que o mercado anseia muito, que é recrutar pessoas que estejam capacitadas para dar o primeiro atendimento na área de computação”, disse Garcia.

Incentivo
Ao término dos discursos, o prefeito entregou o certificado para a aluna Natália Stéfane Pereira de Souza, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Rui Bloen, na Vila Clementino, Zona Sul. Ela faz estágio em uma escola no Ipiranga. "Sempre gostei da área de informática, e o curso ajudou a reforçar a minha escolha para a faculdade. Aprendi e estou aprendendo muito com o curso, principalmente sobre como me comportar no trabalho", disse Natália.

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação