Nossa SP apresenta IRBEM aos paulistanos

O Movimento Nossa São Paulo promove nesta terça-feira (dia 19/01), às 10h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245), a apresentação do IRBEM – Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município. O conjunto de indicadores foi elaborado a partir da consulta realizada entre junho e outubro deste ano, da qual participaram cerca de 36 mil pessoas – mais de 12 mil pessoas com mais de 16 anos e mais de 23 mil crianças e adolescentes de 10 a 15 anos.

A pesquisa encomendada pelo Movimento ao Ibope também verificará a percepção dos paulistanos em relação aos serviços públicos, à Prefeitura, à Câmara Municipal e à confiança nas instituições. Qual o seu grau de satisfação com a conservação dos espaços públicos em São Paulo?Em quais instituições você confia mais? E como avalia a atual administração municipal? Caso pudesse, sairia de São Paulo para viver em outra cidade?

Com relação à qualidade dos serviços públicos, os entrevistados avaliaram diversos aspectos relativos às áreas da educação (creches, educação infantil, ensino médio etc) e da saúde (atendimento ambulatorial, distribuição gratuita de medicamentos, serviços de psiquiatria etc). Os medos dos paulistanos e a percepção sobre a segurança na cidade também foram abordados na pesquisa.

E a grande novidade neste ano é ainda o grau de satisfação da população sobre os indicadores de bem-estar levantados durante a fase de consulta pública do IRBEM.

O lançamento da pesquisa Nossa São Paulo/Ibope contará com os seguintes especialistas para comentar os diversos temas da consulta pública: o ex-ministro da saúde e cardiologista Adib Jatene; Maria Alice Setúbal, educadora e presidente do Cenpec e diretora-presidente da Fundação Tide Setubal; Maria Vitória Benevides, cientista social, diretora da Escola de Governo e professora da USP; o economista Ladislau Dowbor; Sérgio Haddad, coordenador geral da Ação Educativa e presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos; e João Ribas, do Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência do Serasa Experian.