Prefeito entrega mais um Caps Álcool e Drogas na Zona Leste

A população da Zona Leste ganhou mais um serviço especializado em saúde mental. Trata-se do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas Sapopemba, que foi inaugurado nesta terça-feira (1/12) pelo prefeito Gilberto Kassab e pelo secretário municipal de Saúde, Januário Montone.

"Havia uma deficiência muito grande na cidade com relação a unidades especializadas em saúde mental. Esses equipamentos são importantes para a comunidade, que se sente confortada ao saber que existe uma unidade próxima de onde elas vivem, que oferece as condições de atendimento necessárias para pessoas com dependência em drogas e álcool", disse Kassab.

O grupo de profissionais de saúde da nova unidade é formado por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, farmacêutico, técnico de farmácia, auxiliar de enfermagem, oficineiro, educador físico, além de assistentes e auxiliares administrativos. A unidade será gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e tem capacidade para atender cerca de 300 pessoas por mês.

Os Caps são unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas portadoras de transtornos mentais. Seguem a política nacional de desospitalização e oferecem, além de tratamento clínico e psiquiátrico, atividades comunitárias que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social. O trabalho é desenvolvido por equipe multiprofissional em uma perspectiva interdisciplinar, com abordagem individual ou em grupo.

O objetivo desses equipamentos é evitar as internações psiquiátricas e promover a inserção social dos usuários. Os familiares também recebem atendimentos. Os pacientes chegam aos Caps encaminhados por hospitais psiquiátricos e pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As pessoas que chegam espontaneamente ao local também são avaliadas, e posteriormente, atendidas.

Com o novo Caps, a região de Sapopemba/Vila Prudente passa a contar agora com sete serviços da rede municipal especializados em saúde mental: Caps Adulto 24 horas Sapopemba, Caps Adulto Álcool e Drogas Vila Prudente, Caps Infantil Álcool e Drogas Vila Prudente, Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Vila Prudente, Hospital Municipal Benedito Montenegro, além de duas Residências Terapêuticas (sendo uma masculina e outra feminina). Desses equipamentos, três foram entregues neste ano pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O Caps Álcool e Drogas Sapopemba funciona na rua das Esterlinas, 142, no Jardim Grimaldi, em Sapopemba, e atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.

FONTE: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo