Diadesol busca alternativas sustentáveis para resíduos sólidos

Buscar alternativas sustentáveis para os resíduos sólidos. Este é o objetivo do DIADESOL 2009 Cidade e Resíduos, que termina neste sábado, dia 7/11, no Parque da Água Branca (http://www.parqueaguabranca.sp.gov.br/), com uma série de atividades promovidas pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/SP, em parceira com o Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo, Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), Movimento Nossa São Paulo, Rede das Agendas 21, Condomínio Conjunto Nacional e ASSAMAPAB. A programação inclui exposição de boas práticas, feira de recicláveis, oficinas de arte com material reciclável e atividades recreativas, com destaque para o seminário “Cidades e Resíduos”.

O tratamento e o destino dos resíduos sólidos tem sido um grave problema no Brasil. Segundo o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), quase a metade do lixo diário ainda tem destino inadequado, como lixões ou aterros não licenciados, sujeitos a contaminar o solo e o lençol freático. De acordo com levantamento, apenas 55% das 149,1 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos recolhidas diariamente tiveram destinação adequada no ano passado. O estudo também mostra um crescimento de 5,9% em relação a 2007 na quantidade de lixo urbano recolhido no país, em 2008.

Outro levantamento, divulgado pelo Ministério das Cidades, revelou que a coleta seletiva só chega a 56,9% dos 306 municípios pesquisados – que inclui todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes e representam 55% da população urbana. Segundo o diagnóstico, a quantia média de material reciclável recuperado é de 3,1 quilos por habitante por ano, menos de 1,5% do que seria possível reaproveitar.

Programação
SÁBADO (7/11), das 9h às 13h
Local: Parque Água Branca (av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca)

Seminário Cidade e Resíduos

– 9h: café da manhã.
– 9h30: Abertura.
– 9h50: Cidadania e Resíduos – Maurício Piragino (Movimento Nossa São Paulo).
– 10h10: Controle Social e Resíduos – Emília Wanda Rutkowski (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo).
– 10h30: Aproveitamento da Biomassa Residual para Geração de Energia Elétrica – Cícero Bley (Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional).
– 11h30: Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental – Luciano Legaspe (Escola de Reciclagem).
– 12h10: Apresentação das Atividades Externas DIADESOL 2009.
– 12h30: Apresentação e Premiação de Melhor Vídeo Amador.
– 13h: Encerramento.

INSCRIÇÕES: Envie email com nome e telefone para abessp@uol.com.br. A inscrição é 1 kg de alimento não-perecível.
Telefones: (11) 3814-1872 e 3813-9615.
Vagas limitadas.