Novo conselho de monitoramento de políticas para população de rua

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, empossou na tarde desta quarta-feira (2) os 18 novos integrantes e os 21 suplentes do Conselho de Monitoramento da Política de Diretos das Pessoas em Situação de Rua na Cidade de São Paulo. Os conselheiros serão responsáveis por monitorar e fiscalizar as políticas públicas para população de rua na cidade, além de abrirem espaço para discussão e reflexão sobre o tema.

"Se há algo muito gratificante nesta gestão é a oportunidade de avançar em políticas públicas voltadas a pessoas que mais precisam do apoio do poder público. E hoje este conselho é a demonstração e a apresentação de mais um passo nesse sentido", disse Kassab. A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e vice-prefeita, Alda Marco Antônio, explica que o "conselho se reúne para discutir o que a Prefeitura está fazendo em prol desta questão tão complexa que é abordar a população que mora na rua e criar chance para que saíam da rua".

O conselho tem o objetivo de garantir o monitoramento da política de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade, por meio de um grupo intersetorial composto por outras secretarias, como Saúde, Habitação e Trabalho. O Conselho de Monitoramento da Política de Diretos das Pessoas em Situação de Rua na Cidade de São Paulo é um órgão composto por 18 conselheiros, eleitos a cada dois anos, sendo sete representantes de órgãos governamentais; três de moradores em situação de rua; três do Fórum das Organizações não-governamentais e cinco da sociedade civil.

FONTE: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo