Kassab lança Ciclofaixa de Lazer que liga três parques aos domingos

Os ciclistas da cidade de São Paulo têm agora mais um espaço para passeios e para a prática do esporte. O prefeito Gilberto Kassab lançou oficialmente na manhã deste domingo (dia 30) a Ciclofaixa de Lazer – de tráfego voltado especialmente aos ciclistas -, que ligará três parques todos os domingos, das 7h às 12h. Iniciativa pioneira da Prefeitura de São Paulo, a ciclovia foi pensada para integrar os parques com o uso de bicicleta, que, além do lazer, proporciona benefícios à saúde.

Acompanhado dos secretários municipais de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman; de Transportes, Alexandre de Moraes; do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, Kassab começou a pedalar no Parque das Bicicletas, em Moema, passou pelo Parque Ibirapuera e encerrou a atividade no Parque do Povo, Itaim Bibi. Ao todo, o trajeto tem cinco quilômetros. "O percurso foi muito bem escolhido. Tenho certeza de que a partir de agora a tendência é aumentar o número de ciclistas que vão curtir essa ciclofaixa", disse Kassab, depois da pedalada.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, entre 7h e 12h deste domingo cerca de 9.200 pessoas trafegaram pela ciclofaixa (de bicicleta, triciclo, patim, patinete ou mesmo a pé). A estimativa é que a circulação se mantenha entre 5 mile 10 mil pessoas por domingo na faixa de lazer.

Estrutura
Todo o percurso recebeu pintura no solo e sinalização vertical, além de faixas para orientação dos motoristas, com o auxílio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que também disponibiliza agentes que monitoram os cruzamentos e oferecem mais segurança aos usuários: são 42 operadores de tráfego e 130 monitores. Foram instaladas 330 placas de regulamentação de advertência, 3.800 m² de sinalização horizontal e 92 faixas de orientação.

O trajeto começa na alameda Iraé, segue pelas avenidas Indianópolis, República do Líbano e chega ao Parque Ibirapuera (portão 8). De lá, há um acesso à avenida Hélio Pellegrino (cruza a avenida Santo Amaro), Faria Lima, Juscelino Kubitschek à esquerda até o Parque do Povo (esquina com a avenida Nações Unidas). A proposta é que, no futuro, a ciclofaixa se estenda do Parque do Povo ao Alfredo Volpi (na Oscar Americano), de lá até a USP e depois até o Parque Villa Lobos.

A implantação da ciclofaixa envolve as secretarias de Esportes, Lazer e Recreação, do Verde e do Meio Ambiente, de Transportes e de Coordenação das Subprefeituras, além da CET, com o apoio da Bradesco Seguros e Previdência, da Federação Paulista de Ciclismo e da Caloi. Pretende congregar ciclistas, corredores, caminhantes, famílias, crianças, além de fomentar o uso da bicicleta como lazer e meio de transporte.

"São Paulo espera por isso há quase 20 anos. A idéia da Prefeitura é que os carros cedam cada vez mais espaço às bicicletas", afirma o secretário de Esportes, Walter Feldman. A Prefeitura deve construir três ciclovias na periferia da cidade no ano que vem e a meta é chegar a 100 quilômetros dessas vias até o fim de 2010.

FONTE: Secom
Assista matéria sobre ciclofaixas