Atividades culturais ocupam o Centro paulistano neste fim de semana

Durante três dias, o Centro Histórico de São Paulo se transforma em palco de uma série de atrações gratuitas, que fazem parte da Ocupação Cultural

Celebrar o centro da cidade em meio a eventos culturais. Com esse espírito, São Paulo recebe de sexta até domingo (28 a 30) a Ocupação Cultural, projeto que tem o objetivo de sensibilizar e estimular a participação da população na vida cultural da área central. Serão diversos palcos, montados em alguns dos principais espaços da região, como a Praça da Sé, largos São Francisco e São Bento e Pateo do Colégio. Música, dança, teatro e artes visuais estão entre as atrações, todas gratuitas.

“Todo evento que tenha o objetivo de incentivar a participação das pessoas na vida do Centro terá sempre o nosso apoio”, diz Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras. O projeto proporciona um passeio pela cultura tradicional, em todas as suas expressões, revivendo a memória arquitetônica e histórica do centro antigo, que é um dos maiores referenciais de São Paulo.

De acordo com Fábio Ávila, diretor-presidente da Empresa das Artes, idealizadora do projeto, “a intenção é que as pessoas gostem e que retornem em outras oportunidades ao centro histórico de São Paulo, que tem uma paisagem arquitetônica e cultural muito rica, que não deve ser ignorada pelos cidadãos desta cidade”.

A festa começa nesta sexta-feira (28), às 19h, na Praça da Sé, com a execução do Hino Nacional pelo cantor Agnaldo Rayol e coral. Depois, atrações musicais se sucedem no palco, até o encerramento da noite, com a Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

No sábado (29), a festa começa às 9h, com apresentações circenses no Largo São Francisco. Durante o dia, o local terá contação de histórias e peça infantil. Já o Largo São Bento terá muita música a partir do meio-dia, com artistas regionais. O encerramento do dia no local será com a bateria da Escola de Samba Vai-Vai.

A Praça do Patriarca terá muita dança, de diversos gêneros, a partir das 10h, incluindo balé, street dance, dança clássica e contemporânea. Enquanto isso, o Pateo do Colégio abrigará as artes visuais, com exposições fotográficas e oficina de grafite.

Ainda no sábado, às 19h, a Praça da Sé se transformará numa sala de cinema ao ar livre. O filme Dois Filhos de Francisco, do diretor Breno Silveira, será exibido em uma tela inflável, de 14 x 9 metros, num espaço para 1.200 pessoas sentadas.

No domingo (30), as atrações acontecem na parte da manhã, começando às 10h, no Largo São Francisco, que terá teatro infantil, e na Praça do Patriarca, onde a Tribo da Dança fará uma apresentação de balé clássico. No Largo São Bento, a música terá início às 11h, com um sarau comandado por Pedro Paulo Trindade, que interpreta músicas brasileiras dos anos 20 e 30. O encerramento dos eventos será no local às 14h, com os Violeiros do Parque tocando o Hino Nacional.

A idealização e a organização do evento são da Empresa das Artes, com apoio da Secretaria de Coordenação das Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Sé, e das secretarias municipais de Cultura, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, SPTuris, SPTrans, CET, GCM, Metrô, Polícia Militar e também associações e entidades representativas do centro da cidade.

Confira a programação completa:
DIA 28 (Sexta-feira)
Praça da Sé
18 horas: Bonecos gigantes convidam para a Ocupação Cultural
19 horas: Hino Nacional executado pelo cantor Agnaldo Rayol e Coral
19h15: Coral da Universidade Uninove
19h30: Violeiros do Parque
20 horas: Escola de Samba Camisa Verde e Branco.

DIA 29 (Sábado)
Praça da Sé
19 horas: Cinema – Dois Filhos de Francisco

Pateo do Colégio: artes visuais
10 horas: Exposições fotográficas de Fabio Knoll (“Made in Taiwan”) e Ennio Brauns (“Céu das Cidades – Atmosfera”).
15 horas: Palestra “Percorrendo o Centro Histórico de São Paulo”, voltada para operadoras, agências de Turismo e estudantes de turismo
16 horas: Oficinas com grafiteiros –Tatu & Cia.

Largo São Francisco – USP: teatro
9 horas: Grupo Lia Nascimento – pernas-de-pau, malabaristas, mágicos, teatro de rua, músicos, mímicos e estátuas.
12 horas: contadores de histórias
13 horas: Peça Infantil “A Bruxinha atrapalhada”
14 horas: Grupo Circense Lia Nascimento – bicicletas, patins, pernas-de-pau, palhaços, cômicos e equilibristas

Praça do Patriarca: banda
10, 12, 13h30, 14h30, 16, 17h30 e 19 horas: Grupo Tribo de Dança – street-dance, balé, dança clássica, dança contemporânea e diversas manifestações culturais.

Largo São Bento: música
10 horas: Palestra cultural “Descubra São Paulo”
12 horas: Flavito Guerra (cantor e violonista) – Música Popular Brasileira
13h30: Rodrigo Denega – Música Popular Brasileira
15 horas: Lua Reis e Especiaria do Sul – Música Popular Brasileira
16h30: Fanta Konatê – Grupo de dança do Guiné
18 horas: Pierina (cantora, compositora e violonista)
19 horas: Mel Azul – Jazz e Música Popular Brasileira
20h30: Bateria da Vai-Vai

DIA 30 (domingo)
Largo São Francisco: teatro
10h00 – Teatro Infantil – Cia. de Circo de Trapo

Praça Do Patriarca: dança
9 horas: Palestra cultural “Brasilzão – Registros e experiências de dois viajantes deslumbrados e inconformados com o Brasil de hoje”.
10 horas: Tribo de Dança – Ballet clássico
11h30: Oficina de Circo – Oficina Acrobacia & Arte

Largo São Bento: Música
11 horas: sarau com o músico Pedro Paulo Trindade
12 horas: Violeiros do Parque
12h30: Catira (grupo de dança e música folclórica)
13 horas: João Vilarim (violeiro)

SERVIÇO
Evento: Ocupação Cultural
Data: 28 a 30 de agosto de 2009
Hora: diversos horários
Local: Praças da Sé e do Patriarca, Pateo do Colégio e largos São Bento e São Francisco
Entrada gratuita.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Secretaria das Subprefeituras