Projeto Memórias Construídas Inscrições abertas

Curso gratuito de capacitação profissional básica em técnicas de conservação e manutenção de restauro

APRESENTAÇÃO – O Projeto Memórias Construídas propõe uma ação interventora de apropriação e valorização cultural, moral e social do jovem cidadão de São Paulo. Trazendo uma base pluralista e sustentando-se numa visão ampliada de responsabilidade educacional, desenvolve um programa de trabalho e percepção, instigando o resgate da auto-estima e da valorização pessoal, ao mesmo tempo incorporando o processo de aprendizagem técnico-formativa e a condição de ingresso no mercado de trabalho.

A cidade tem necessidades imediatas de resgatar valores e processos que levem a um crescimento saudável e viável. Neste contexto, é de fundamental importância a participação dos agentes educadores em todos os níveis, nos processos de desenvolvimento e instalação de programas que possibilitem, através de ações diretas e estruturadas, a modificação dos ciclos de formação dos valores morais e sociais dos novos cidadãos.

Oficinalmente é a metodologia de aprendizagem e capacitação proposta neste projeto, que encaminha os jovens a participarem do movimento cidadão que vem crescendo e se instalando nas mais diversas frentes de debates e discussões de nossas políticas sociais. É através desta metodologia que propomos construir uma nova identidade sócio-cultural onde reconstruir – restaurar – permite recuperar não apenas o objeto, mas a sua própria essência, através da história e dos valores a ela ligados.

PROJETO PEDAGÓGICO – Através das técnicas do restauro, dar conhecimento e capacitar, gerando inclusão e sustentabilidade, possibilitando a criação de um novo fazer e aprender, propondo um curso diferenciado e pioneiro trabalhando na história da cidade.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO – O projeto Memórias Construídas aproveita a história da região e de suas próprias construções para iniciar as atividades de capacitação profissional básica com as Oficinas de Restauro, História da Arte, História da Cidade, História da Arquitetura e Cidadania; Patologias e Meio Ambiente; Pesquisa, Teatro e Leituras Dramáticas; Formação de Acervo e Oficinas de Técnicas de Moldagem, finalizando com técnicas de Montagem de Exposições Artísticas. O grupo de profissionais especialistas com treinamento na metodologia “Oficinalmente” aplicada no curso, tem um objetivo de educar técnico-humanisticamente estabelecendo uma nova conduta de educação cidadã.

SEMANA ABERTA – A Equipe do Curso Memórias Construídas convida você, coordenador de entidade social, pais e mães, assistentes socais e alunos, para conhecer nosso espaço de oficinas e participar das aulas introdutórias dos temas das oficinas. Esse contato prévio é muito importante para sanar dúvidas e concretizar a inscrição.
De 25 a 28 de agosto das 9h às 11h e das 14h às 16h

DURAÇÃO DO CURSO: 25 de Agosto a 15 de Dezembro
PERIODICIDADE: 4h ao dia de terça a sexta feira
MATUTINO: 8h30 a 12h30
VESPERTINO: 13h30 a 17h30
VAGAS: 60
PÚBLICO ALVO:jovens de 16 a 21 anos
LOCAL : SESC Odontologia, R Florêncio de Abreu, 305 – 11º andar (ao lado do metrô São Bento)
SOLICITAÇÃO DE FICHA DE INSCRIÇÃO: 3624-5791 | 3624-5792
INSCRIÇÕES: inscricoes@viacultural.org.br