Floriano, Carminha e Deise Sartori no Sala de Visitas, da TV Câmara

Os parâmetros socioeducativos são o tema da conversa entre o vereador Floriano Pesaro, a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria do Carmos Brant, e a gerente de Programas Sociais do Ação Comunitária, Deise Sartori, no Programa Sala de Visitas, na TV Câmara, nesta sexta, dia 7 de agosto, às 18h. A TV Câmara pode ser sintonizada nos canais 7 e 13 (da NET) e 9 e 66 (da TVA).

“Os parâmetros socioeducativos representam um esforço coletivo de produção de um material de referência para as práticas socioeducativas de maneira a garantir proteção às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Floriano.

Em três volumes, os parêmetros socioeducativos foram produzidos pela equipe do Cenpec, técnicos do SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e da SAS (Supervisão de Assistência Social das Subprefeituras), trabalhadores dos Núcleos Socioeducativos, ONGs e assessores externos, por meio de oficinas e leituras críticas. “Foram formuladas metas de aprendizagem para as diferentes faixas etárias e referências metodológicas e didáticas como fomento, fortalecimento ou redirecionamento das práticas em curso”, ressalta Maria do Carmo.

Os parâmetros foram divididas em três volumes:

O Caderno 1 – Síntese: apresenta uma síntese dos aspectos primordiais e de interesse mais abrangente.

O Caderno 2 – Conceitos e Políticas: explicita as concepções orientadoras e a configuração da política de assistência no escopo socioeducativo para a infância e juventude.

O Caderno 3: Trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos:- contém orientações sobre o funcionamento dos serviços socioeducativos, as metas de aprendizagem, as referências metodológicas e um repertório de atividades.