Floriano visita a 1ª Central de Triagem de lixo eletrônico


O vereador Floriano Pesaro visita nesta sexta, dia 18/2, às 10h, a 1ª Central de Triagem de lixo eletrônico da cidade de São Paulo, na Barra Funda (rua Dr. Sérgio Meira, 268/ 280). Nomeada como Cooopermiti, a cooperativa é a 18º conveniada com a Prefeitura com o intuito de reduzir ainda mais o descarte irregular de material eletrônico.

Floriano é autor do projeto de lei PL 616/09, que as empresas a recolherem seu lixo eletrônico e instituir normas, prazos e procedimentos para gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final destes produtos. Prevê que as empresas devem ser obrigadas a gerenciar os seus resíduos tecnológicos, através de um sistema de coleta apropriado, reciclagem e depósito final adequado ambientalmente. Este projeto de lei foi considerado pelo movimento LixoEletrônico.org como o melhor texto legal do país!

“O Brasil já sente os efeitos da era da ‘sucata eletrônica’. Muitos eletrônicos descartados funcionam perfeitamente e podem ser reutilizados de várias maneiras, inclusive com fins de inclusão social, digital e de profissionalização”, ressalta Floriano.

A central funciona desde março do ano passado e atende num galpão de 2 mil m² cedido pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), além do trabalho de 22 cooperados. Todo o material coletado é extremamente reciclado e as peças são reaproveitadas e doadas para algumas instituições ou vendidas. Vale ressaltar que só nos primeiros meses de atuação a cooperativa já recolheu 2,5 toneladas de materiais eletrônicos. E mais: a meta é que a central recolha 50 toneladas mensalmente.

Para obter mais informações acesse http://www.coopermiti.com.br/index.html