Kassab abre 3ª edição do Seminário de Áreas Verdes


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, abriu na manhã desta quinta-feira (4) o 3º Seminário de Áreas Verdes. O encontro acontece até sábado (6) no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Pavilhão Ciccilo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. O evento tem por objetivo a troca de experiência entre diversos agentes que atuam em ambientes naturais preservados ou implantados.

O tema do seminário deste ano é Biodiversidade e Sustentabilidade: Experiência, Planos e Ações. Serão expostas no simpósio as atividades socioambientais desenvolvidas nos parques, nas unidades de conservação e nas demais áreas verdes que contribuem para a multiplicação de práticas voltadas à sustentabilidade.

Kassab foi recebido pelo secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e pelo diretor do Departamento de Parques e Áreas Verdes, Carlos Fortner. O prefeito ressaltou o trabalho realizado pela Administração na área ambiental e reafirmou o cuidado da cidade de São Paulo com essa questão.

"Esse seminário é mais uma oportunidade que temos para avançar nas nossas políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Todos sabem que uma de nossas prioridades é justamente a recuperação de parques e praças da cidade, além da ampliação do número de áreas verdes no Município", afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal enumerou as realizações da Administração no setor ambiental. "No início da gestão tínhamos 33 parques. Hoje ampliamos para 70 e até o final da gestão serão mais de 100 parques. Isso é notável. Em termos de metros quadrados de área, passaremos de 15 milhões de m² de parques para 45 milhões de m². Isso mostra a nossa preocupação e a concretização das metas".

Profissionalização
Para Eduardo Jorge, o seminário evidencia o cuidado com o qual a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente tem com a questão administrativa do setor. "Esse encontro reflete a profissionalização da administração das áreas verdes na cidade. Desde meados de 2005, quando criamos o processo de seleção e qualificação dos profissionais, houve um salto extraordinário na administração", disse o secretário.

A terceira edição do Seminário de Áreas Verdes abordará os trabalhos dos seguintes segmentos: Recursos Hídricos; Políticas Públicas e Experiências de Gestão; Biodiversidade; Diversidade, Cultura e Sociedade; Resíduos Sólidos; Arborização e Recursos Florestais; Conservação e Uso do Solo; Tecnologias Sociais e Sustentáveis; e Paisagem Urbana. O encontro prossegue nesta sexta (5) e sábado (6), sempre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no auditório do MAC.

FONTE: Prefeitura de São Paulo