CEFOPEA Reciclázaro dissemina ações de consumo consciente e de destinação dos recicláveis


Educação, saúde, geração de renda e meio ambiente. Estas diretrizes estão contempladas no projeto da Associação Reciclázaro: o Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA), que visa conscientizar os cidadãos, por meio de palestras, oficinas e eventos em escola e com a comunidade local, sobre o consumo consciente, práticas sustentáveis e a importância da destinação adequada do material reciclável (coleta seletiva). Mantém também um curso permanente para formação de jovens em Jardinagem e Paisagismo.

Para comemorar o 2º aniversário do CEFOPEA, será realizada a 1ª edição do “Reciclázaro em Ação – Nossa Rede em Movimento”, um grande painel de projetos que articulam as comunidades em busca de capacitação profissional para jovens e adultos, geração de renda para pessoas em situação de risco social, novas tecnologias alternativas (tijolo ecológico, aquecedor solar de baixo custo) e todos que aliam estas necessidades ao mundo da cultura, além de um espaço da arte (da música, do teatro, do grafite e do artesanato). O evento será nesta quarta, dia 29/09, das 9h às 16h30h, no CEFOPEA, na av. Ariston Azevedo, 10, ao lado da Ponte Vila Maria, no Belém.

Durante o “Reciclázaro em Ação – Nossa Rede em Movimento”, será lançado o “Desafio de Geração de Renda” organizado pelo Programa de Tratamento Comunitário da Associação Reciclázaro em parceria com o “Centro de Formação em Tratamento Comunitário Brasil”.

“O CEFOPEA agrupa diversos projetos como o Galpão Verde Sustentável (primeira cooperativa ecológica de reciclagem, em fase de planejamento para construção), Programa de Tratamento Comunitário, Ponto de Cultura, atividades de geração de trabalho e renda, coleta seletiva, Programa de Atenção a Pessoa Idosa, entre outros”, explicou Marcos Moreira, coordenador de meio ambiente da Associação Reciclázaro.

Segundo ele, o Galpão Verde Sustentável, por exemplo, pretende gerar trabalho para 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social, coletar 120 toneladas de material reciclável por mês e será construído com base em tecnologias limpas e sustentáveis, de modo a torná-lo referência nacional na triagem de resíduos sólidos, e implantar programas de coleta seletiva, a fim de capacitar 50 mil alunos e 175 educadores, entre muitos outros.

“Este é o diferencial do projeto, que, muito mais que conscientizar as pessoas, também coloca em práticas ações efetivas de preservação do meio ambiente e geração de renda”, ressaltou Floriano.

SERVIÇO
1º RECICLÁZARO EM AÇÃO – NOSSA REDE EM MOVIMENTO
DATA: dia 29 de setembro (quarta)
HORÁRIO: das 9h às 16h30
LOCAL: avenida Ariston Azevedo, 10 – Belém (Ponte da Vila Maria)
INFORMAÇÕES: cefopea@reciclazaro.org.br
FONE: (11) 2081-3673
BLOG: www.cefopea.blogspot.com
TWITTER: @reciclazaro