28/04/2011 – Obras no Cangaíba

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – (Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, ocupo esta tribuna para contar um pouco de um momento alegre que passamos com a população do Cangaíba, na Penha, zona Leste de São Paulo. Temos trabalhado muito na Favela da Caixa D’água, uma região muito pobre e com muitas necessidades.
Com o Subprefeito e com o apoio de várias lideranças, iniciamos na região um trabalho político de reestruturação daquele complexo por meio de sua urbanização. São conhecidos e notórios o meu carinho e a preocupação com o bairro do Cangaíba. Meu apreço pela região vem desde a época em que fui Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; continuou como candidato a vereador e hoje como parlamentar neste Legislativo Municipal.
Por isso, num esforço de promover melhorias no bairro, assumi o compromisso de lutar pela revitalização do Cangaíba. E assim tenho feito. Em 2009, consegui a liberação de 300 mil reais do Orçamento Municipal para obras de pavimentação e construção de galerias pluviais realizadas na Rua Vicente José Cabral, num trecho de 250 metros, a fim de diminuir as enchentes naquele complexo de moradia e também melhorar a acessibilidade, entrada e saída das pessoas na região. No ano passado, consegui a liberação de mais 250 mil reais do Orçamento Municipal para obras de revitalização da rua e adjacências.
Agora no mês de abril, tive a satisfação de ver as obras concluídas. Eu e o Subprefeito da Penha, Sr. Cássio Loschiavo, além das lideranças do bairro, fizemos uma vistoria final na Rua Vicente José Cabral no dia 15 de abril, ocasião em que tive o privilégio de almoçar com o Padre Emerson, da Igreja Bom Jesus do Cangaíba. No contato com os moradores, pude ver os resultados efetivos das obras realizadas. Eles ganharam uma rua nova, asfaltada e com galerias pluviais. Agora as casas não mais enchem de lama, os carros são estacionados com facilidade e as pessoas transitam com mais tranquilidade. São evidentes, portanto, a melhora na qualidade de vida e o resgate da dignidade desses moradores. Além disso, as obras valorizam os imóveis e trazem mais segurança para motoristas e pedestres.
Só falta o plantio de árvores no local, ação que levará mais verde ao bairro. E isso será feito. Tenho conversado com o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e só na Favela da Caixa D’água serão plantadas mais de 500 árvores, realização que deixará o ambiente mais saudável, verde e melhorará a qualidade de vida.
O Cangaíba é um bairro histórico, repleto de conquistas em seus 101 anos de existência, mas são diversos os desafios a serem enfrentados no seu presente e futuro. O PSDB está perdendo e lamentei perder companheiros como Police Neto, Ricardo Teixeira, Juscelino Gadelha, Gilberto Natalini, Souza Santos e Walter Feldman. Mas há partidos que estão ganhando novos. A revitalização da rua Vicente José Cabral nada mais é do que a concretização de algumas de minhas propostas para a cidade de São Paulo. Uma delas é a de desconcentração de recursos orçamentários, destinando-os prioritariamente às regiões periféricas e mais empobrecidas.
Sempre discuto com o Prefeito Kassab, do ponto de vista do Orçamento, que é preciso destinar recursos para a periferia, porque a região central, apesar de ter um consumo maior na sua manutenção, tem uma infraestrutura que já é plena. É preciso investir prioritariamente recursos na periferia de São Paulo para que todos possam viver melhor. É como sempre digo: se a Cidade não for para todos, não será para ninguém.
Também sou favorável a estimular a descentralização administrativa e política, ampliando a participação e o controle social nas subprefeituras, justamente o que foi feito com a Subprefeitura da Penha, na pessoa do Subprefeito Cássio Loschiavo.
Sem sombra de dúvidas, continuaremos com essa luta, sempre com muita perseverança e apoio de todos os moradores deste grande bairro chamado Cangaíba.
Obrigado.