Floriano Pesaro celebra memória do futebol com Sessão Solene e seminário


Pela primeira vez, a cidade de São Paulo celebrará o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro, a ser comemorado em 24 de novembro, data de nascimento de Charles Miller, paulistano do Brás e que introduziu o esporte no Brasil, ao trazer da Inglaterra duas bolas de couro e regras para o jogo de futebol. A primeira partida de futebol foi disputada na Várzea do Carmo, em São Paulo, no dia 14 de abril de 1895.

“Resgatar a memória do futebol e identificar os primeiros marcos do futebol em São Paulo é uma vitória de todos aqueles que lutam, no seu dia-a-dia, pelo resgate na memória deste esporte tão fascinante”, ressaltou o vereador Floriano Pesaro, autor do projeto de lei que inclui a data no calendário oficial da cidade de São Paulo e identifica os quatro marcos históricos do futebol: ruas do Gasômetro com rua Santa Rosa; rua Três Rios (onde hoje é o Colégio Santa Inês); rua Visconde de Ouro Preto (onde hoje é o Clube Atlético São Paulo); e rua Nestor Pestana com rua da Consolação (onde ficava o Velódromo do Clube Athletico Paulistano), locais das primeiras partidas.

Para comemorar a data, em novembro, o vereador Floriano Pesaro promove, com apoio de especialistas em memória do futebol, dois eventos no Museu do Futebol: no dia 26, uma Sessão Solene da Câmara Municipal na qual várias personalidades serão agraciadas com o título de Embaixador da Memória do Futebol; e no dia 27, o seminário “Marcos do Futebol Brasileiro”, para debater os acontecimentos históricos do futebol e a maneira de utilizá-los na formação de projetos sociais que ajudem a fortalecer este esporte.

“A relevância do futebol na sociedade brasileira ultrapassa, e muito, os limites dos campos onde ele é praticado. É uma das mais significativas expressões da cultura do país, um elemento integrador de pessoas independentemente de sua formação intelectual e posição social. Sabe-se que a construção do nosso futuro só é possível a partir do resgate das experiências vividas”, ressalta John Robert Mills, do MemoFut.

Confira os eventos
Sessão Solene da Câmara Municipal para a entrega do título Embaixador da Memória do Futebol
DATA: 26 de novembro, às 19h.
LOCAL: Museu do Futebol

Seminário “Marcos do Futebol Brasileiro”
DATA: 27 de novembro, das 9h às 15h
LOCAL: Museu do Futebol

Programação:
· 9h às 9h15: Abertura

· 9h15 às 10h45/ PAINEL: Charles Miller e as Origens do Futebol no Brasil.

· 10h45 às 11h: Intervalo

· 11h às 12h30/ PAINEL: O Brasil, o Futebol e seus Maiores Momentos. Um Olhar literário.

· 12h30 às 13h30: Intervalo

· 13h30 às 15h/ PAINEL: Memória e Abandono, o resgate dos ex-jogadores.

Palestrantes:
– José Renato Sátiro Santiago Jr.: engenheiro, autor de livro sobre Copa do Mundo e Campeonato Brasileiro, pesquisador e membro do MemoFut.

– John Robert Mills: historiador do Clube Atlético São Paulo (SPAC), biógrafo de Charles Miller e membro do MemoFut.

– Marcelo Cavichio Unti: advogado, pesquisador, colecionador de livros e revistas sobre futebol e membro do MemoFut.