Celebrando a educação e a cultura judaica

Em abril, duas datas relembraram fatos tão angustiantes quanto jubilosos para o povo judeu: o Iom HaShoá e o Iom HaHatzmaut. O primeiro, marca o Dia da Memória do Holocausto. Nessa data, lamentamos a barbárie humana e a intolerância. Também lembramos da necessidade de lutar para evitar que mais gente viva momentos duros como aqueles. Como contraponto, a comunidade judaica comemora o Iom Haatzmaut, aniversário da Independência de Israel, este pequeno grande país de 63 anos que conseguiu se tornar uma nação exemplar em várias áreas: exporta tecnologia de vanguarda, é referência na área de agricultura e ainda conta com o maior número de cientistas e engenheiros per capita no mundo. Ou seja: um país moderno e vibrante, que construiu um excelente modelo a ser seguido.
No dia 24 de abril, o vereador Floriano Pesaro conduziu uma sessão solene em comemoração aos 90 anos do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença, uma das principais instituições de ensino da cultura judaica em São Paulo. Participam da cerimônia: Jaime Rabinovitsch, Jacob Cohen, Marcos Smaletz, João Carlos Martins, Marcos Waintraub, Michel Stolar, Paula Wornovitzky, Rebeca Rosenblit, Rosaly Knobel, entre outros. Já os 60 anos de fundação do Colégio I.L. Peretz foram comemorados na Câmara Municipal de São Paulo, em sessão solene promovida pelo vereador Floriano Pesaro.
“Como porta-voz desta comunidade que tanto admiro e aprecio, como defensor perene do povo judeu e de Israel, e também, como aficionado desde sempre pela causa da educação, é um privilégio estar aqui para homenagear esta, que é uma referência inconteste da comunidade judaica e desta cidade quando pensamos em educação, quando pensamos no binômio tradição e modernidade, quando pensamos em judaísmo pertinente”, afirmou Floriano.