Plenário aprova em 1ª votação o projeto que obriga GPS em carros da zeladoria urbana

Foi aprovado hoje, em 1ª votação no Plenário, o projeto de Lei 63/2011, do vereador Floriano Pesaro, que torna obrigatória a implantação de Sistemas de Monitoramento e Gestão nos veículos utilizados nos serviços de zeladoria urbana.
O projeto tem como objetivo monitorar por GPS os carros utilizados nos serviços de zeladoria que circulam pela cidade para fazer poda e remoção de árvores, corte de grama, manutenção de áreas ajardinadas, limpeza de boca de lobo, varrição de ruas, limpeza de galerias e de córregos, pintura antipichação, tapa-buraco, combate à poluição sonora e visual, mobiliário urbano, fiscalização de comércio, manutenção de banheiros públicos, entre outros. A ideia é dar mais agilidade ao serviço prestado pelo poder público e aumentar a fiscalização da execução.
“A implantação de monitoramento utilizando informações georreferenciadas permite um controle em tempo real, com exatidão, do local e do horário onde está sendo executado o serviço”; explica Floriano Pesaro. Ao criar indicadores para esses serviços, o monitoramento é uma ferramenta que traz transparência e permite ao cidadão avaliar a qualidade dos serviços, além de ser uma forma de o Legislativo fiscalizar o Executivo.
“Essa medida representará um avanço importante para nosso município que, por meio da tecnologia, ganhará em eficiência e eficácia. Além disso, permitirá a criação de indicadores de desempenho, necessários para a realização de planejamento e divulgação dos serviços prestados à população”, finaliza Floriano.
O projeto ainda deverá ser aprovado em segunda discussão.