Jornada Parlamentar – Momento Itália Brasil

Autoridades e intelectuais brasileiros e italianos debateram as relações comerciais e culturais entre os dois países

Nesta sexta-feira, 11 de maio, a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com o Consulado da Itália, realizou o evento “Jornada Parlamentar: Momento Itália Brasil”. O evento, realizado no Plenário 1º de Maio da CMSP entre 10h às 18h, contou com a presença de parlamentares italianos e brasileiros, que traçaram uma análise comparativa dos sistemas de representação político-eleitorais dos dois países e, sobretudo, aprofundaram as relações econômico-culturais, do ponto de vista histórico e contemporâneo.

Desde outubro de 2010, o Brasil promove o Momento Itália Brasil. Até junho de 2012, uma série de eventos culturais, esportivos, científicos e também políticos serão realizados emtodo o Brasil, celebrando a amizade entre as duas nações e suas mútuas influências.
Em São Paulo, a influência da cultura italiana é ímpar –mais de 10 milhões de paulistanos têm ascendência italiana.

Por isso, o Governador Geraldo Alckmin instituiu –por meio do decreto 56.971, de agosto de 2010– um grupo que organizou o calendário paulista com eventos relacionados a esse intercâmbio político, econômico e cultural. O vereador Floriano Pesaro faz parte desse grupo
e promove um dos eventos mais importantes de toda dessa agenda: a Jornada Parlamentar Momento Itália Brasil, ao lado de alguns vereadores, como José Police Neto, presidente da Câmara, Eliseu Gabriel e Antonio Donato, e de Fábio Porta, Deputado do Parlamento
Italiano.

“O evento foi fundamental para estreitar as relações políticas e diplomáticas entre os dois países. A participação de todos foi muito importante, desde os palestrantes até estudantes e cidadãos que estiveram aqui”, afirma Floriano Pesaro.

Presentes:
José Viegas, embaixador brasileiro em Roma
Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil
Mauro Marsili, cônsul Italiano
Plínio Sarti, presidente da UIM – Brasil,
Eduardo Suplicy, senador
José Álvaro Moisés, cientista político
Deputados: Eduardo Zaratini, Duarte Nogueira, Sérgio Guerra
Mario Barbi, deputado Italiano
Andrea Matarazzo, ex-embaixador do Brasil na Itália
Sérgio Ferreira, presidente e organizador do concurso de fotografia
Eduardo Pollastri, senador italiano
Enrico Pianetta, Deputado Italiano
Attilio De Gasperis, diretor do Instituto Italiano de Cultura
Mario Girasole (TIM), entre outros.