Os avanços em Cangaíba

No último final de semana (21/4/2012) fui até o Cangaíba para ouvir as demandas do bairro e reencontrar os amigos da região.
Cangaíba é uma bairro na Zona Leste de São Paulo, com cerca de 152 mil habitantes. Ocupa a 61º posição no índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos distritos de nossa cidade – apenas para efeitos de comparação, em Moema, bairro mais desenvolvido de São Paulo, o IDH é de 0,961.
Conheci o Cangaíba mais de perto quando fui Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – na gestão do então prefeito José Serra. Em uma festa do Dia das Crianças, visitei o bairro pela primeira vez. Depois disso, meus laços com os moradores da região só fizeram se estreitar.
Lembro-me que, em dezembro de 2010, uma cratera se abriu em frente à casa da Sra. Rose, que foi intimada pela Defesa Civil a sair do imóvel, agora considerado em área de risco. Quando soube do caso, me comovi. A Dona Rose não tinha para onde ir, então, nos empenhamos junto à Subprefeitura da Penha para que o setor de obras conseguisse realizar o restauro necessário para que ela não precisasse deixar a sua própria casa.
Falo disso, não para me vangloriar, mas para evidenciar que este também é o papel de um vereador. Precisamos estar perto dos cidadãos, entender os problemas da cidade e fazer com que o Executivo cumpra suas obrigações.
Depois disso, muita coisa já aconteceu por todo Cangaíba. Em 2011, por exemplo, tive a satisfação de acompanhar as entregas de as obras de infraestrutura realizadas na Rua Vicente José Cabral. Na ocasião, estava acompanhado do subprefeito, Cássio Loschiavo, e de lideranças do bairro, entre eles, o Valter Delfino – mais conhecido como “Valtinho”, meu assessor.
A rua e adjacências receberam pavimentação, galerias pluviais, guias e sarjetas, fruto de recursos de emendas de nosso mandato ao orçamento municipal.
Ressalto ainda a importância do recapeamento da Rua do Campinho; a implantação do Semáforo no cruzamento da Avenida Rubens Fraga de Toledo Arruda com as Ruas Vicente José Cabral e Luís Olivieri; o recapeamento das ruas, a construção de muro de arrimo. Enfim, uma série de pequenas medidas que isoladas podem parecer poucas mas, quando somadas, melhoram efetivamente a vida dos moradores do bairro.
Hoje, lembrando-me de tudo o que já conseguimos juntos, só vejo reforçada as sábias palavras do grande Governador Franco Montoro: “não há governo ruim para povo organizado”.
Parabéns Cangaíba pela união! E o trabalho continua!
Floriano Pesaro