Floriano Pesaro homenageia Sra. Lourdes Alves de Souza


Evento será realizado na quinta-feira, 19 de abril, às 19h30, na Câmara Municipal de São Paulo

Lourdes Alves de Souza épsicóloga, pós-graduada em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Senac. Especialista em Desenvolvimento Local pelo Programa Delnet da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Compõe a equipe de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo no desenvolvimento de Metodologias de Redes e Desenvolvimento Local. É multiplicadora das Metodologias de Diálogo e Círculos de Cultura de Paz e Representa o Senac-SP no Conselho Parlamentar de Cultura de Paz.

É docente na Associação Palas Athena e faz formação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas de Convivência, nessa instituição. – É membro diretor do Instituto Ninhos e, diretora fundadora da Consultoria Digital Local especializada em fomento de Desenvolvimento local e Comunitário.

A sua experiência de vida familiar e comunitária foram determinantes para suas escolhas e orientação profissional. Durante toda sua infância e juventude teve exemplos de homens e mulheres simples que se reuniam para discutir problemas locais e estratégias para solucioná-los. Eram todos incansáveis e tinham um objetivo comum, transformar para melhor a qualidade de vida e o convívio na comunidade.

Seu pai foi um líder comunitário, articulador carismático e dono de uma vontade inquebrantável, foi a sua principal influência e referência na construção de conceitos como comunidade, dignidade, responsabilidade e confiança mútua.

A graduação em psicologia habitou-a para a prática terapêutica e de ensino. No entanto, é na sua primeira experiência profissional, nos anos 80, na Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, segundo ela, vivenciou a sua mais intensa experiência de humanização e também de conscientização sobre os efeitos perversos e nefastos da injustiça social e da desigualdade racial, que não permitem o desejadoBem Estar,nem de crianças e jovens e nem da sociedade como um todo.– Cabe, uma frase proferida por Martin Luther King, em sua luta por igualdade racial “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

Na Prefeitura Municipal de Diadema, início dos anos 90, atuou na Secretaria da Educação na coordenação pedagógica de creches, contribuindo no processo educativo de profissionais da rede e famílias atendidas. Na Secretaria da Saúde, atuou como terapeuta, em Unidade Básica, no atendimento de crianças com problemas de aprendizagem. No mesmo período, dirigiu e produziu um vídeo de curta metragem “ODUN” 13 min, sobre o tema: Infância no Brasil.

Ainda no campo da Educação Infantil, na condição de diretora de creche, prestou um serviço dignificante na Secretaria da Criança, Família e Bem Estar Social do governo do Estado de São Paulo até meados dos anos 90.

Com a experiência adquirida e com a estrutura de uma Consultoria Educacional criada em 1997, o seu trabalho ganhou força e identidade com o desenvolvimento de metodologias e projetos nas áreas de educação de desenvolvimento social.

Desde 1997, é colaboradora no Senac São Paulo, onde atualmente compõe a equipe de Desenvolvimento Social. É responsável pela elaboração de cursos da área social e pela formação de multiplicadores das metodologias de Rede Social e Desenvolvimento Local. Representa o Senac São Paulo no Conselho Parlamentar de Cultura de Paz, e nesse Conselho integrou a equipe que elaborou a proposta de criação de uma Rede de Cultura de Paz para a Prefeitura Municipal de São Paulo, entregue ao atual prefeito.

Representou o Senac São Paulo no Conselho da Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Leia mais sobre a Sra. Lourdes

Serviço:
Homenagem a Sra. Lourdes Alves de Souza
Quinta-feira, 19 de abril, das 19h30 às 22h
Local: Plenário Prestes Maia – Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, nº 100 – Bela Vista