Seminário discute inclusão de pessoas com deficiência na Cultura, no Esporte e no Lazer Inclusiva

No sábado (15/06), a partir das 9 horas, o Memorial da América Latina será palco do III Seminário em Comemoração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva.
Promovido pelo vereador Floriano Pesaro, com o apoio de diversas instituições, ONGs e secretarias, o evento tem como tema “Construindo Soluções. Educação, Cultura, Esporte e Lazer”.

Especialistas no tema debaterão sobre a importância de agregar a cultura, o esporte e o lazer no desenvolvimento da cidadania da pessoa com deficiência. As secretarias municipais de Cultura, Esportes, Educação e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida vão apresentar suas metodologias de trabalho para inclusão.

“A criação deste dia é importante porque chama a atenção da sociedade para o tema. Com a organização deste evento queremos que as pessoas com deficiência falem de suas experiências, para que o poder público e a população conheçam a realidade destas pessoas e ajudem a incluí-las”, disse o vereador Floriano Pesaro.

Junto com o seminário, os participantes também terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho das instituições na “Feira de Possibilidades”.

Na abertura do evento, o Hino Nacional será executado pelos alunos do Instituto Seli, que são surdos. Em seguida, haverá uma apresentação da companhia de balé de cegos da Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: evento.educacaoinclusiva@gmail.com ou pelo telefone:(11) 3396-4955, com Leila.

Programação

9 horas – Abertura Oficial

10 horas – 1ª mesa
Tema – Política de Inclusão na Cidade de São Paulo
Palestrante – Rosângela Gavioli Prieto – pedagoga e psicóloga com habilitação em educação do deficiente e administração escolar, é professora da Faculdade de Educação da USP.

10 h30 – 2ª mesa
Tema – Inclusão Não É Ilusão: É Solução
Coordenação de Mesa: Márcia Regina Marolo de Oliveira – Pedagoga e Pós-graduada em Educação Inclusiva. Atualmente é membro da equipe de projetos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; é presidente da comissão para discussão do Censo-Inclusão e Cadastro Inclusão da Cidade de São Paulo.

Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Reflexão e Prática

Silvana Lucena dos Santos Drago – Pedagoga com Especialização em Distúrbios da Áudio-Comunicação, Administração e Supervisão Escolar; assessora técnica responsável pela Diretoria de Orientação Técnica (DOT)-Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Wellington Villar – especialista em educação física do CEU Três Lagos. Formado em Educação Física, é especialista em Informações Técnicas Culturais e Desportivas no CEU Três Lagos na Prefeitura de São Paulo; é professor de Educação Básica na Rede Estadual de São Paulo desde 2007.

Cultura

Programa de Acessibilidade da Secretaria Municipal de Cultura no Centro Cultural São Paulo

Maria Helena Chenque – Biblioteconomista, é funcionária da Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo, onde também é curadora de programas acessíveis e membro da Comissão de Acessibilidade.

Zilah Florence – Arquiteta, é coordenadora da Seção de Obras, Projetos e Manutenção e membro da Comissão de Acessibilidade do Centro Cultural São Paulo.

Programa Acessibilidade da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Linamara Batistella – Secretária Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Inclusão Cultural no Museu Afro Brasil – Programa de Acessibilidade Singular Plural

Claudio Rubiño – Assistente de coordenação do núcleo de educação – responsável pelo Programa de Acessibilidade Singular Plural

Esporte

Parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer e o Projeto Asas.
Maria Tereza F. F. Zuri – Formada em Educação Física, com especialização em Programa de Formação de Gestores de Esportes. É gestora técnica regional na zona leste, onde uma das funções é o acompanhamento e implantação das políticas públicas nos Centros Esportivos.
Michele Ferreira – Judoca que treina no Clube Escola Mooca, faz parte da Seleção Brasileira e conquistou duas medalhas nos Jogos Paraolímpicos: uma de bronze (Londres/2012) e uma de prata (Pequim/2008).
Jaime Roberto Bragança – Professor e técnico de Michele Ferreira.

Marcelo Lemos Wojciuk – Especialista em atividade física adaptada e saúde. Atua há 16 anos no setor de reabilitação desportiva da AACD.

Ana Paula de Oliveira – Atleta de natação da AACD desde 2004. Representou o Brasil no Mundial de Natação em 2007. Também é atleta de tênis de mesa desde 2012.

Lazer

O protagonismo das pessoas com deficiência no lazer

Daniela Karmeli – Psicóloga, pós-graduada em Administração do Terceiro Setor, é coordenadora do Grupo Chaverim e trabalha na área da deficiência intelectual há 20 anos.

Maria Fernanda Pereira e Nogueira de Almeida Ferrari – Relações Públicas com especialização em Síndrome de Down epós-graduada em Administração e Organização de eventos.Fundadora ecoordenadora do Vamos Juntos, grupo de lazer voltado para inclusão social de jovens e adultos com deficiência intelectual.

Julio Dini Pereira – Jovem participante do programa Vamos Juntos.

Realidade de São Paulo – São Paulo sem Limite: garantir acessibilidade para efetivar direitos

Liliane Garcez – Administradora e psicóloga, mestre em Educação. É coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; coordenadora da área de educação da APAE de São Paulo.

12h30 – Encerramento

Sibelle Moannack Traldi – Fonoaudióloga, com aperfeiçoamento em Audiologia Educacional. É Mestre em fonoaudiologia e especialista em Gestão Escolar. É docente no curso de pós-graduação da Uninter e gestora do Instituto Seli.

Floriano Pesaro – Sociólogo, com especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo e pós-graduado em Meio Ambiente. É vereador em São Paulo e fez diversos projetos de lei para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Foi Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (2005/2008). Foi autor da lei que criou o Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva.

Apresentação de interação musical – Roda de Músicas do Congo pelo Museu Afro Brasil – Músico: Daniel Wasawulua (República Democrática do Congo).
SERVIÇO
III Seminário em Comemoração ao Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva
Data: 15/06 (sábado)
Horário: 9 horas
Local: Memorial da América Latina – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda.
Entrada gratuita.