A família e as pessoas com Síndrome de Down

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, o vereador Floriano Pesaro organizou pela terceira vez consecutiva um seminário na Câmara Municipal. Neste ano o tema foi “A família no protagonismo”, que contou com a participação de diversas famílias, pessoas que trabalham com o tema e especialistas.
Com depoimentos emocionantes, mães e irmãs de pessoas com a Síndrome de Down contaram como é a rotina dessas pessoas, quais os principais desafios enfrentados no dia-a-dia, além de destacarem suas potencialidades e sua capacidade de aprender.
“Tinha cinco anos quando o David nasceu. Minha mãe me explicou o que é a Síndrome de Down e que eu precisaria ser muito paciente e amiga. Nestes 20 anos de convivência com meu irmão, construímos uma relação de compreensão. Ele tem uma vida social mais intensa que a minha: vai pra escola, faz natação, joga futebol e nos fins de semana participa de eventos culturais. A vida com pessoas com Down é um processo de aprendizagem constante”, contou Débora Goldzveig.
O evento também reuniu especialistas, representantes de ONGs como ADID, ADERE, Instituto Olga Kos, APAE, Grupo Chaverim e Vamos Juntos; e responsáveis por políticas públicas como a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Marianne Pinotti, e a coordenadora de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Flávia Maria de Paiva Vital, que representou a secretária Linamara Batisttella.