19/08/2010 – Metrô Vila Prudente

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, público que nos acompanha pela TV Câmara São Paulo, pessoas da empresa Natura que nos visitam, cumprimento todos. Sempre é muito bom receber visitas na Câmara de São Paulo, avisem a seus colegas que é muito importante para nós, Vereadores, que o nosso trabalho seja acompanhado por vocês. É interessante que critiquem, façam sugestões, enfim, que estejam mais próximos desta que é chamada a Casa do Povo.

Trago uma boa notícia para o cidadão paulistano, especialmente ao que mora na zona leste de São Paulo, mais especificamente, na Vila Prudente. Aliás, Vila Prudente e Sapopemba fazem parte de uma das regiões mais queridas da cidade devido ao seu constante desenvolvimento, muito mais agora com a chegada de uma estação do Metrô, da Linha Verde.

O convite é para o próximo sábado, dia 21, quando inauguraremos a Estação Vila Prudente, da Linha Verde, que, segundo estimativa da Companhia do Metropolitano de São Paulo, dentro do Plano Expansão São Paulo, é que tenhamos mais de 66 mil pessoas que diariamente se utilizarão dessa estação, na Linha Verde.

A grande vantagem da abertura da estação da Vila Prudente, principalmente na região da Vila Alpina, próximo ao Crematório, incluindo a Vila Zelina, é a redução do tempo de percurso, porque, se fôssemos calcular o tempo que as pessoas gastam de carro, ou mesmo de transporte público, até a região mais central da Paulista, levariam em torno de uma hora, Sr. Presidente Celso Jatene. Agora, com a inauguração da Linha Verde do metrô, as pessoas irão gastar em torno de 25 minutos, ou seja, do ponto de vista da saúde, por exemplo, aproximaremos o Hospital das Clínicas daquela região da cidade em quase 45 minutos.

Outro ponto interessante é a integração dessa linha. Na Linha Verde, que está sendo expandida, nos últimos Governos, dos Srs. Geraldo Alckmin e José Serra, tivemos a inauguração da Estação Chácara Klabin, uma região que cresce na cidade de São Paulo, do ponto de vista do desenvolvimento imobiliário. Existem muitos novos paulistanos indo morar na região da Chácara Klabin.

Nessa linha, temos a estação Klabin, depois a Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga e Sacomã. Todas já inauguradas. Falta ainda a inauguração da Estação Tamanduateí e, neste sábado, a estação seguinte que é a da Vila Prudente. Dessa forma, o metrô chega à zona Leste. Depois vai seguir, dentro do Plano Expansão, até Cidade Tiradentes por meio de um expresso que pode ser um monotrilho – é o que se pretende – ou um veículo sobre rodas como um ônibus especial. Essa Linha Verde deve seguir até a Mooca e o Tatuapé, onde fará a integração com a Linha Vermelha.

Outro ponto interessante é toda a tecnologia que vêm sendo utilizada. Também está diminuindo o espaço de tempo entre os trens do metrô. Graças a uma tecnologia moderna é possível ter esses trens funcionando sem maquinista. Portanto, todo um sistema computadorizado que diminui o espaçamento entre os trens.

Dentro dessa expansão, praticamente, iremos dobrar o número de quilômetros de metrô e do transporte sobre trilhos, utilizando os trens da CPTM, integrando as estações e fazendo com que todos tenham qualidade no transporte. É o que se espera e o que estamos fazendo. Para que a população possa anotar, temos a Estação Vila Madalena, inaugurada em 98; Sumaré; Clínicas; Consolação; Trianon-MASP; Brigadeiro; Paraíso; Ana Rosa; Chácara Klabin; Santos-Imigrantes; Alto do Ipiranga; Sacomã; Tamanduateí e, no próximo sábado, estaremos inaugurando Vila Prudente. E ainda temos a integração da Linha Verde com a Amarela, no outro extremo, na Estação Consolação-Paulista, o que vai desafogar a quantidade de pessoas que se utilizam da Linha Vermelha.

Portanto, trago esta boa notícia ao paulistano, especialmente, o da Vila Prudente. Convido a todos para esta inauguração, inclusive a oposição, que diz não haver expansão do metrô, mas há. Convido a todos para verem a nova Estação Vila Prudente, neste próximo sábado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.