12/05/2010 – 70 anos do Autódromo de Interlagos e São Paulo mais verde

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – Sr. Presidente, caros Colegas, amigos e telespectadores da TV Câmara São Paulo, há dois comunicados breves.

Hoje, é um dia de festa para a cidade de São Paulo, o esporte e os amantes da velocidade, pois comemoram-se 70 anos do Autódromo de Interlagos, o principal palco do automobilismo do Brasil. Palco da Fórmula 1, Stock Car, Fórmula Truck, Moto GP, Mil Milhas Brasileiras, enfim, uma gama de categorias do mundo automobilístico.

Interlagos é sinônimo de velocidade. Por suas pistas já passaram nomes de renome como: Chico Landi, Barão Wilson Fittipaldi, seu filho Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, Alain Prost, Schumacher, Felipe Massa e o eterno campeão Ayrton Senna. Quem não se lembra da memorável e histórica vitória de Ayrton Senna em Interlagos, no Campeonato de 1991? Cena de Senna inesquecível! Ele também venceu lá em 1993.

Interlagos é uma referência no país e no mundo. É um autódromo moderno e seguro. Desde a primeira corrida extraoficial, em 1972, o autódromo passou por dezenas de obras. Até 1977, Interlagos recebeu a Fórmula 1. No ano seguinte, a corrida foi para o Rio de Janeiro. Entre idas e vindas, a corrida voltou para São Paulo em 1990. A reinauguração ocorreu no dia 23 de março de 1990, em corrida vencida por Alain Prost, da Ferrari. Interlagos viu nascer a primeira e única equipe de F-1 brasileira: a Copersucar.

Desde então, melhoramentos têm sido introduzidos a cada ano, mantendo sempre o circuito atualizado, acompanhando a constante evolução do automobilismo.

O cartódromo está todo reformado, entregue e que se torna uma área de lazer. Fizemos – como Emenda Parlamentar – uma ciclovia em torno do Autódromo de Interlagos. Ligaremos a estação Grajaú. Para melhorar ainda mais o Autódromo para a população que mora em seu entorno, destinei 450 mil reais em emenda orçamentária para recapeamento da pista de serviço para uso de ciclovia. A ideia é que as pessoas utilizem essa pista como ciclovia e aproveitem o autódromo como parque nos finais de semana. Tudo porque o Autódromo é uma referência também para os moradores da zona Sul que, nesses 70 anos, integraram Interlagos à sua vida. Parabéns pelos seus 70 anos!

Sr. Presidente, pela manhã estive na 9ª Conferência de Mudanças Climáticas e Produção mais Limpa, uma iniciativa do meu nobre Colega do PSDB – Vereador Gilberto Natalini. Trago o testemunho a esta Casa de que hoje no Memorial da América Latina a Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do Sr. Vereador Natalini, fez uma grande Conferência Municipal sobre Meio Ambiente e Produção Mais Limpa.

Nobre Vereador Dalton Silvano, é um orgulho para esta Casa conduzir uma Conferência como essa de hoje. Havia mais de 2 mil pessoas voltadas para a questão do meio ambiente na cidade. Empresas, vários Secretários de Estado: a Sra. Dilma Pena; o Sr. Xico Graziano, o Sr. Eduardo Jorge; vários Subprefeitos e Secretários Municipais. Enfim, foi uma grande Conferência que a Câmara Municipal de São Paulo promove por iniciativa do nobre Vereador Natalini.

Também quero trazer como boa notícia para a cidade de São Paulo, dentro desse espírito de meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico ambiental, agora também na condição de Presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente desta Casa, e aproveito sempre para agradecer meus Pares pela confiança em mim demonstrada para desenvolver esse tipo de trabalho aqui, que nós já iniciamos em São Paulo a compensação ambiental pela obra da ampliação da Marginal Tietê.

As Subprefeituras da Lapa – aproveitando aqui hoje a presença do Jornal da Lapa – Casa Verde, Pirituba, Freguesia do Ó, Santana, Sé, Mooca e Vila Maria já plantaram 24 mil mudas de árvores nas ruas dos bairros próximos da via com forma de compensação ambiental. O Nobre Vereador Claudinho de Souza, que representa muito bem nesta Casa a região da Freguesia do Ó, já dizia da importância dessa compensação ambiental pelas obras da Marginal.

Quero anunciar aos telespectadores da TV Câmara São Paulo e compartilhar com meus Pares que ao todo serão 83 mil exemplares de árvores plantadas, além de outras 4.900 mudas que já foram plantadas na própria Marginal. Quem anda na agora belíssima Marginal do Tietê hoje constata que ela melhorou muito o fluxo de trânsito – e a gente sabe que a obra foi boa porque a Oposição parou de criticar e quando isso ocorre, especialmente o PT, nobre Vereador Celso Jatene, é porque a obra foi boa. É uma obra exemplar, concluída em prazo recorde e quem passa pela Marginal do Tietê percebe o plantio das novas árvores que vão criar um parque linear em torno do Rio Tietê.

A Prefeitura terá ainda que fornecer 63 mil árvores para a Área de Proteção Ambiental do Tietê para serem plantadas na estrada e na ciclovia do Parque Linear do Alto Tietê, desde a Penha até as nascentes do rio, em Salesópolis. O objetivo desse programa é reduzir o impacto das enchentes, oferecer espaços de lazer e opções culturais em regiões carentes.

Quero aproveitar a oportunidade para deixar registrado que no último sábado, nobre Vereador Juscelino Gadelha, estive no Parque Ecológico Tietê, próximo de Ermelino Matarazzo, região do nosso companheiro nobre Vereador Adolfo Quintas, e fiquei muito bem impressionado com a administração daquele espaço público. É notório e visível que ele transformou-se na grande praia dos paulistanos da Zona Leste e também dos guarulhenses, que moram do outro lado da Rodovia dos Trabalhadores.

Queria deixar aqui registrado o nosso contentamento com a gestão ambiental da cidade de São Paulo. Confiamos no trabalho do Secretário Eduardo Jorge e esta Casa, a Câmara Municipal de São Paulo, está junto com a Prefeitura para que possamos ter uma cidade cada vez mais verde e mais sustentável.

Muito obrigado, Sr. Presidente.