03/08 – Liderança Jovem

O SR. FLORIANO PESARO (PSDB) – (Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, amigos da TV Câmara São Paulo, alunos da escola municipal e professores que estão na galeria, telespectadores da TV Câmara São Paulo; colegas do Adote um Vereador, que nos assistem e nos divulgam através das redes sociais, neste momento, vou tratar de um tema muito importante a todos nós: a Semana da Liderança Jovem.

A Semana da Liderança Jovem, que será do dia 01 a 08 de agosto, foi instituída pela Lei 12.920, nesta Casa Legislativa, em 1999. Tenho mantido, ano após ano, durante o meu mandato, a chama acesa de comemorar a Liderança da Juventude Paulistana.

A essa comemoração, convidamos líderes que se destacam por seu trabalho comunitário, político, de mobilização social. Sempre jovens: uma forma de reconhecer e prestigiar a juventude.

Agradeço ao Professor Emerson Nunes, Presidente da Associação São Paulo Diferenciado, parceira desse evento; os alunos da ETEC Tereza Nunes, ETEC do Parque Belém, ETEC das Artes de Santana, Escola de Samba Leandro de Itaquera, Unidos de Santa Bárbara; e também agradeço a todos aqueles desta Câmara Municipal, dos diversos gabinetes e do Cerimonial, que nos ajudam a organizar tal evento.

É um privilégio poder organizar esse movimento de jovens, aliás é um privilégio trabalhar com a juventude, porque os jovens nos ajudam a pensar melhor o futuro, a antecipar o futuro, trazendo para o nosso presente.

E, de fato, a quantidade de pessoas jovens que vêm trabalhando, especialmente nas periferias da cidade, para mobilizar a comunidade, para buscar a garantia de direitos, melhorias e qualidade de vida; mais do que isso, para buscar uma educação de qualidade. O jovem sabe a dificuldade que têm na sua formação e a dificuldade que terá para ingressar no mercado de trabalho se não tiver, de fato, uma educação de qualidade.
Mas a juventude também está cada vez mais militante. Temos assistido todas as esferas comunitárias, a reativação dos grêmios estudantis, dos centros acadêmicos nas faculdades, enfim, nos movimentos estudantis organizados, temos observado a juventude cada vez mais ativa.

E esse é um bom sinal. Acho que nós passamos por um momento de profundo descrédito não só da política, mas também da mobilização política da própria sociedade. E, hoje, através da juventude, enxergamos uma mobilização cada vez maior.

Então, na próxima quinta-feira, 4 de agosto, será comemorado em noite de gala a Semana da Liderança Jovem. Virão jovens da cidade inteira e das várias comunidades. Convido todos os nobres Pares a comparecerem para que possamos homenagear a juventude que foi escolhida pela sua capacidade de mobilização e por estar, de fato, participando das decisões em nossa cidade. Sem a juventude é mais difícil trabalhar. Convido a todos para comparecerem ao evento, às 19h, Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, para homenagearmos a juventude desta cidade.

Muito obrigado, nobre Presidente Vereador Claudio Prado.