Noticias

31/05/2014

Terra – SP: Câmara aprova fim do rodízio municipal de veículos

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira um projeto que acaba com o rodízio de veículos na cidade de São Paulo. O projeto que extingue o rodízio municipal de veículos - instituído em 1997, pela Lei Municipal 12.490 – é de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB). O projeto agora segue para a sanção do prefeito Fernando Haddad.

De acordo com o projeto,  a lei que implementou o rodízio foi criada “para combater o problema de poluição ambiental na Capital, mas o crescimento da utilização de carros bicombustíveis (flex) tornou a frota menos poluente”. Ainda segundo o autor, a lei “incentivou” os paulistanos a adquirirem um segundo veículo, geralmente mais antigo e mais poluidor — para burlar o rodízio.

“Quando o rodízio foi implantado, não tinha o número de carros que tem hoje. A gente percebe que a classe média alta tem hoje dois, três carros na garagem para circular nos dias de rodízio. O reflexo do rodízio é zero”, disse o vereador.

Em sua página no Facebook, Amadeu declarou que o rodízio atual virou “um caça-níquel”.

 Apenas dez vereadores votaram contra o projeto: Alfredinho e Arselino Tatto, do PT; Andrea Matarazzo, Aurélio Nomura, Floriano Pesaro e Mário Covas Neto, do PSDB; José Police Neto, do PSD; Toninho Vespoli, do Psol; Calvo, do PMDB e Ari Friedenbach, do Pros.

Veja a lista dos vereadores que não se manifestaram contra o projeto, com a presença de nove vereadores do PT, mesmo partido do prefeito Fernando Haddad:

Partido Vereadores
PT Donato, Jair Tatto, José Américo, Juliana Cardoso, Nabil Bonduki, Paulo Fiorilo, Reis, Senival Moura, Vavá
PSD Coronel Camilo, David Soares, Edir Sales, Goulart, Marco Aurélio Cunha, Souza Santos
PV Abou Anni, Dalton Silvano, Marcos Belizario, Natalini
PTB Adilson Amadeu, Conte Lopes, Marquito, Paulo Frange
PSDB Claudinho de Souza, Coronel Telhada, Eduardo Tuma, Gilson Barreto
PMDB George Hato, Nelo Rodolfo, Ricardo Nunes
PRB Atílio Francisco, Jean Madeira Silva
PR Aurelio Miguel, Toninho Paiva
PROS Noemi Nonato, Ota
PP Edemilson Chaves
PSB Eliseu Gabriel
DEM Sandra Tadeu
PHS Laércio Benko