Noticias

09/10/2014

SITE CÂMARA- Associação que auxilia pessoas com síndrome de Down é homenageada

SS_ADID-09-10-2014-ANDRE_BUENO-8636-72ABRE
Sessão solene em comemoração aos 25 anos da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down       Foto: André Bueno/CMSP

 

DA REDAÇÃO

Em seu aniversário de 25 anos, a ADID (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down) foi homenageada na Câmara Municipal. A solenidade, proposta pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB), ocorreu na noite desta quinta-feira (09/10) no auditório Freitas Nobre.

“A ADID foi um sonho de alguns pais de verem seus filhos inseridos no mercado de trabalho, na vida social e intelectual. São 25 anos de atividade, hoje consubstanciada na educação fundamental, formação de jovens e encaminhamento profissional”, descreveu Eli Nogueira de Almeida, presidente da entidade.

A ADID surgiu em 1989 por um grupo de pais que viram a necessidade de projetos educacionais eficazes, capazes de integrar socialmente pessoas com deficiência intelectual. A diretora educacional da entidade, Alda Lúcia Pacheco Vaz, explicou o trabalho desenvolvido.

“Nosso programa começa na escolarização fundamental. Nós também temos um programa pedagógico geral, destinado a jovens e adultos que de certa forma não conseguiram participar do programa de escolarização em si, nem na ADID nem na escola comum. Paralelamente, conforme a idade (15 anos), nós começamos o programa de educação profissional”, detalhou Almeida.

“A ADID me ajudou dando vários cursos, como informática e capoeira. Lá a gente aprende e eles nos preparam para mercado de trabalho”, comentou Renata Maria Fragoso, que é portadora de Síndrome de Down e frequenta a ADID três vezes por semana.  Além dos cursos citados por Renata, a ONG também oferece cursos de tear, violão, piano e teatro.

“Esta é uma organização social que tem espírito de inclusão, faz um trabalho brilhante. É considerada uma das melhores organizações do Brasil na área de síndrome de Down e eu fico muito feliz de poder homenagear a ADID neste dia”, disse Pesaro. O vereador Calvo (PMDB) também prestigiou a solenidade.

Sobre a síndrome de Down

A síndrome de Down, ou trissomia 21, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes.