Noticias

24/07/2015

Secretário Floriano Pesaro participa da comemoração dos 24 anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência

Evento foi realizado na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

1978

O secretário Floriano Pesaro participou nesta sexta-feira (24/7) do evento em comemoração ao “24º aniversário da Lei de Cotas: avanços e conquistas com a Lei Brasileira de Inclusão”. Realizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a homenagem teve início com as considerações da secretária Linamara Rizzo Battistella.

O evento contou ainda com a presença de autoridades, representantes de entidades e pessoas ligadas ao movimento social de inclusão de pessoas com deficiência e representantes de empresas e trabalhadores com deficiência.

Para o secretário, não há uma solução única para avançarmos na questão da inclusão. “A Lei de Cotas é uma entrada, mas há todo um processo para que a pessoa não apenas ingresse, mas permaneça e se sinta reconhecida no mercado de trabalho”, disse.

Em relação às concepções visíveis, Pesaro lembrou do trabalho realizado na parte física e estrutural dos prédios públicos, desde a gestão José Serra até a do governador Geraldo Alckmin, para a promoção da acessibilidade.

Já em relação à inclusão, falou sobre a importância do reconhecimento e da oportunidade, citando um exemplo pessoal: “Desde meu mandato como vereador, tenho em minha equipe a Fernanda Jimenez, com Síndrome de Down, que me lembra diariamente do potencial de cada um e que muitas vezes só aguarda a oportunidade adequada”, afirmou.

A lei 8.213, de 24 julho de 1991, foi um marco para a inclusão, pois reserva postos de trabalho às pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 colaboradores. O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 9 milhões.

 

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social