Noticias

24/02/2015

Primeira reunião da Frente Paulista de 2015

Floriano Pesaro se apresentou aos gestores municipais da Assistência Social e falou sobre os programas da Secretaria de Estado.

São Paulo, 24 de fevereiro de 2015 – O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, participou na manhã desta terça-feira, 24/02, da primeira reunião de 2015 da Frente Paulista. O encontro com gestores municipais da Assistência Social foi em Atibaia, no Centro de Convenções Victor Brecheret. Entre os convidados, esteve presente Hélio Benetti, presidente da Frente Paulista e anfitrião da reunião.

Empossado em janeiro, Floriano se apresentou aos gestores municipais e falou sobre as ações programadas da Secretaria de Desenvolvimento Social para este mandato. “Os próximos quatro anos são de grandes desafios”, anunciou. O destaque dos esforços, porém, será na superação da extrema pobreza no Estado.

“Somos o Estado mais rico e o mais pobre da Brasil. Se levarmos em conta o número de pessoas, São Paulo hoje tem um grande contingente de indivíduos que vive em situação de miséria. São mais de 300 mil famílias em risco social, em extrema pobreza”, disse. Para o enfrentamento desta situação, a ideia do Governo será a unificação das ações do Estado em um amplo “guarda-chuva” de proteção social.

“Grande parte das Secretarias e das empresas públicas investe no social. Os programas permeiam todas as faixas etárias com diferentes serviços. Temos, na segurança alimentar, os programas Bom Prato e Vivaleite. Temos também os programas de transferência de renda que atende tanto famílias em situação de vulnerabilidade quanto jovens, entre outros. Queremos que estas ações sejam intensificadas e cheguem diretamente àquele cidadão que mais necessita”, afirmou o secretário. Ele disse ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Social conta atualmente com orçamento de cerca de R$ 1 bilhão.

Hélio Benetti agradeceu a presença do secretário de Estado. “É uma grande alegria termos Floriano Pesaro como secretário, que é do ramo, realizador, trabalha olhando para frente e com uma equipe que entende e sabe atuar na área social”, disse.

Magali Basile, secretária de assistência social e representante da Prefeitura de Atibaia falou da felicidade em receber a reunião dos gestores municipais em sua cidade. “É com grande alegria receber os municípios hoje, em Atibaia, nesta manhã alegre. A Frente Paulista luta fortemente para consolidar a Política da Assistência Social. É fundamental o conhecimento técnico que o secretário tem para o trabalho na assistência”, comentou.

Frente Paulista
A Associação da Frente Paulista – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SP) – é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo/SP desde 1991. Rege-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios do Estado de São Paulo junto ao Governo Estadual e junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Sua finalidade é, suprapartidariamente, consolidar a Assistência Social como Política Pública, intensificando a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para fortalecer a representação municipal nos Conselhos Estaduais, Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Comissão Intergestora Tripartite (CIT) e junto ao Colegiado Nacional Congemas.

A Frente Paulista (COEGEMAS/SP) tem como diretrizes:

- Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social);

- Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;

- Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos de Pactuação, Programas e Projetos;

- Coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social;

- Promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública, contribuindo para que o cidadão conheça e faça valer seus direitos contribuindo para melhoria na qualidade de vida e fortalecer sua participação comunitária.

Atualmente a Mesa Diretora é presidida por Hélio Benetti, secretário municipal de Assistência Social da cidade de Marília.

Departamento de Comunicação SEDS