Noticias

27/03/2014

Primeira infância é tema de mobilização nacional

Um dos assuntos atualmente em pauta e que deve ser levado em consideração para a criação de políticas eficazes é a educação na primeira infância. Uma bandeira significativa que requer mais atenção das autoridades.

Em entrevista à rádio CBN, o professor João Augusto Figueiró, médico psicoterapeuta do Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas da USP e presidente do Instituto Zero a Seis, falou sobre a importância do assunto e sobre a Mobilização Brasileira Primeira Infância que foi lançada no dia 18/03/14, no Sesc Vila Mariana.

Figueiró destrincha fatores importantes que devem ser levados em consideração no investimento da faixa etária. Dentre elas estão as razões humanitárias; a incapacidade das crianças de reivindicar os seus próprios direitos; além do fato do Brasil ser signatário de uma série de direitos universais.

O professor destaca também nossa Constituição Federal, que diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os direitos da criança neste período da vida, que é considerado o período de maior vulnerabilidade.

O instituto Zero a Seis e outras ONGs estão unidos para alertar sobre a importância do investimento na primeira infância e a garantia da implementação de políticas públicas nesta faixa etária. A Mobilização da plataforma é uma vitrine de boas ações que o Brasil está fazendo, mas a informação precisa ser disseminada.

O vereador Floriano Pesaro também está atuando com muita coragem nesta área, tanto que está elaborando um livro com experiências bem sucedidas de diversas cidades sobre a primeira infância. A publicação vai oferecer subsídios que contribuirão com o cotidiano dos profissionais que atuam na área, uma vez que o desenvolvimento integral e integrado de crianças de 0 a 6 anos ainda é um desafio para o nosso país.

O projeto, rico em informações, aborda o relato de experiências bem sucedidas nas áreas de gestão integrada na saúde, educação e assistência social, acompanhamento da gestante e do pré-natal, diagnóstico e tratamento de crianças com necessidades especiais, integração da escola com a família e a formação continuada de profissionais da educação, entre outras ações.

Floriano, também é autor do projeto de lei (227/2013), aprovado em primeira votação, que estabelece diretrizes para uma Política Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento na Primeira Infância.

O professor Figueiró disse que será lançada uma plataforma digital para divulgar as experiências e as informações sobre a primeira infância, além de um portal multimídia e uma web TV, que também terão conteúdos sobre o segmento.

Tagged , , ,