Destaques

13/07/2016

Nova Aliança ganha Centro de Convivência do Idoso e SP já conta com 19 equipamentos

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), inaugurou na última sexta-feira, 01/07, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) José Joaquim Ramos.

Localizado na rua XV de Novembro, 377, no distrito de Nova Itapirema, o CCI José Joaquim Ramos, vai beneficiar até 200 idosos com um espaço adequado para atividades de socialização, média complexidade e atenção à saúde. O objetivo do equipamento é contribuir para o envelhecimento ativo, saudável e garantia de direitos.

A construção do equipamento começou em maio de 2014 e foram investidos R$ 250 mil pelo governo paulista e R$ 13.445,62 pela prefeitura. A administração municipal também será responsável pela manutenção do CCI e atendimento dos idosos.

Segundo o secretário Floriano Pesaro, o Governo do Estado reconhece a importância de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos. “O corpo e a mente devem sempre estar em movimento para um envelhecimento saudável com melhor qualidade de vida”, afirmou Floriano.

Pelo Programa SP Amigo do Idoso, outros 18 municípios já receberam o equipamento e há ainda 177 convênios em andamento em todo Estado. Em relação aos Centros Dia, cujo foco de atendimento são os idosos semidependentes, foram inauguradas 48 unidades e outros 54 estão em obras.

O Estado de São Paulo ainda possui uma rede de mais de 1.800 serviços socioassistenciais direcionados ao atendimento da população idosa e que são ofertados em diversos equipamentos como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Entidades Sociais. Essa rede atende em média 559 mil idosos por ano.

Sobre Homenageado: José Joaquim Ramos

Nasceu em São Carlos-SP em 28 de setembro de 1905. Foi casado com a Sra. Sebastiana Correia Ramos, com quem teve 10 filhos. Passou a residir no distrito de Nova Itapirema, município de Nova Aliança em 1920. Durante sua vida, foi lavrador, na fazenda Jandaia, dedicando-se à agricultura e aos cuidados com a família, pai dedicado sempre presente.

Faleceu em 05/08/1982 em Nova Itapirema onde foi velado e sepultado.

SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa foi criado com o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Mais informações em www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
Fone: (11) 2763-8323/ (11) 2763-8131/ (11) 95153-0010
socialsaopaulo@gmail.com

 

Tagged , , , ,