Artigos

14/04/2018

Leia na íntegra o discurso de retorno do Floriano ao Congresso

SESSÃO 73.4.55 – 12/04/2018

DEPUTADO FEDERAL FLORIANO PESARO

Sr. Presidente, caros colegas, venho a esta tribuna nesta tarde de quinta-feira para falar sobre o meu retorno a esta Casa.

 

Eleito em 2014, cumpri uma missão dada pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, nosso pré-candidato à Presidência da República pelo meu partido, o PSDB.

 

Sr. Presidente, o meu retorno agora é definitivo até o final do meu mandato nesta Legislatura. Participei de várias votações, ao longo dos últimos 3 anos, incluindo todas as votações dos orçamentos de 2016, de 2017 e de 2018, além do Marco Legal da Primeira Infância e de diversas leis que versaram sobre o desenvolvimento social e os direitos humanos.

 

Agora, Presidente, ao retornar a esta Casa, quero deixar consignado o meu compromisso em trabalhar pelo desenvolvimento social.

 

Meu Líder, o Deputado Nilson Leitão, do PSDB — a quem faço o meu agradecimento especial —, designou-me para compor a Comissão de Seguridade Social e Família, onde pretendo trabalhar, entre outros temas, especialmente com o Sistema Único de Assistência Social — SUAS.

 

Recursos vinculados a esse sistema são necessários para que nós possamos ter de fato um sistema que funcione e possa cofinanciar os serviços socioassistenciais nos mais de 5.560 Municípios brasileiros.

Da mesma forma, eu quero trabalhar em defesa da Primeira Infância e de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil, já preconizadas no Marco Legal da Primeira Infância. Eu quero trabalhar com as nossas crianças e adolescentes, prioridade absoluta, com os nossos idosos, com as pessoas com deficiência e com os nossos segmentos vulneráveis da sociedade brasileira, que são os negros, as mulheres e a população LGBT.

 

O meu Líder também me designou para compor a Comissão de Educação. Com muita alegria eu recebi essa designação, já que tive a honra de trabalhar ao lado do MinistroPaulo Renato durante o Governo do Presidente Fernando Henrique.

 

Àquela época, Deputado Fábio Trad, nós criamos o Bolsa Escola Federal e o FIES — Fundo de Financiamento Estudantil, entre outros programas importantes para a permanência das crianças na escola, trabalho realizado ao lado do gaúcho, colega do Deputado Pompeo de Mattos, o Ministro Paulo Renato Souza. FIES e ensino médio serão as minhas prioridades na Comissão de Educação.

 

Mais uma vez, eu quero deixar consignado o meu agradecimento ao meu Líder, Deputado Nilson Leitão. O meu trabalho será pautado pelo meu compromisso com a transparência e o trabalho no mandato que divulgarei permanentemente, não sóem minhas redes sociais, mas também em todos os meios de comunicação possíveis, para que possa haver de fato o controle social sobre aquilo que estamos fazendo neste mandato.

 

É meu compromisso com o meu Estado de São Paulo o desenvolvimento social e econômico acima de tudo, compromisso com as reformas constitucionais necessárias para o crescimento sustentável do Brasil; compromisso com a minha comunidade judaica, respeitando os nossos preceitos, a nossa história e a nossa luta pela paz; compromisso com o meu pré-candidato à Presidência da República, Dr. Geraldo Alckmin, que eu tive a honra de assessorar como Secretário de Desenvolvimento Social e também na Casa Civil.

 

Deputado Pompeo de Mattos, quero aqui deixar consignado o que conheço deste homem chamado Geraldo Alckmin. Eu fui seu Secretário, fui seu assessor, sou seu companheiro leal de partido, o PSDB.

Geraldo Alckmin é um homem probo, um homem de bem, um homem correto, decente, que tem vida modesta e compromisso com o desenvolvimento social e com a geração de renda e emprego no Brasil. Eu confio no Geraldo Alckmin como o homem mais preparado, com serenidade e seriedade, para governar o Brasil.

 

Sr. Presidente, eu termino este meu primeiro pronunciamento ao retornar à Câmara dos Deputados, ao Congresso Nacional, solicitando que ele seja divulgado nos meios de comunicação da Casa.

 

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Deputado Federal Floriano Pesaro