Noticias

11/03/2016

Família Paulista – Programa beneficiará 4,5 mil famílias só em Mogi das Cruzes

O novo programa de combate à pobreza do Governo de São Paulo foi destaque em matéria do G1. Nossa missão é emancipar as famílias para que elas deixem o ciclo da pobreza nas suas múltiplas dimensões.

“Mogi das Cruzes é um dos 28 municípios da Região Metropolitana contemplados na primeira etapa do Programa Família Paulista, que beneficiará 4,5 mil famílias mogianas que já estejam inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$77,00 per capita. No dia 18 de fevereiro, secretários, coordenadores e técnicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram de uma reunião de apresentação das ações de enfrentamento à pobreza, realizadas por meio do Programa, com gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O encontro de trabalho marcou o lançamento da iniciativa na cidade.

Durante o encontro, gestores e técnicos mapearam ações estratégicas de enfrentamento à pobreza e discutiram sobre a identificação dos bairros com famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como, sobre a oferta de serviços nestas áreas. De acordo com a coordenadora do Programa Família Paulista, Lígia Rosa de Rezende Pimenta, a articulação envolverá diversas secretarias e deve fazer parte das agendas estratégicas. “A principal proposta do Programa Família Paulista é o trabalho em rede, o que já é uma realidade em Mogi das Cruzes”, constatou a coordenadora, após levantamento prévio da realidade do município.

Para implantação do programa, será definida uma comissão para atuar durante 24 meses à frente das ações multisetoriais, que receberá uma capacitação específica. “Mogi das Cruzes tem avançado muito nos últimos anos, com diversas ações e investimentos importantes nas mais diversas áreas, mas ainda temos diversos desafios, sobretudo diante do extenso território e das fronteiras com outros municípios”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Prado Mangini.

Por meio do Sistema de Informação da Rede de Serviços de Assistência Social (IRSAS), recurso desenvolvido com exclusividade pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os técnicos puderam conhecer detalhes dos bairros que apresentam maior vulnerabilidade social, estudando ações já existentes e também suas demandas. Entre as regiões analisadas estão Jundiapeba, Conjunto Jéfferson da Silva e bairros da Divisa como Chácara Guanabara, Jardim Piatã e Jardim Margarida.

O Programa Família Paulista é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de forma intersetorial em parceria com 28 municípios, secretarias estaduais e entidades não governamentais para o enfrentamento das múltiplas privações das famílias em situação de extrema pobreza e promoção da mobilidade e desenvolvimento social.

Inicialmente, o projeto será implantado na região Metropolitana de São Paulo atendendo 50 mil famílias. Entre 2016 a 2019, serão beneficiadas cerca de 200 mil famílias residentes nos municípios do Estado de São Paulo, que já estejam inseridas no Cadastro Único para Projetos Sociais do Governo Federal, prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$ 77,00 per capita.”

Mogi Agora. Portal de Notícias G1 Online.

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/especial-publicitario/prefeitura-de-mogi-das-cruzes/mogi-agora/noticia/2016/03/programa-beneficiara-45-mil-familias-em-mogi-das-cruzes.html

10/03/2016 03:00