Noticias

08/04/2014

Dia 8 de abril comemora-se o Dia Nacional do Braille.

 

O método Braille, criado pelo francês Louis Braille, é um sistema de leitura e escrita baseado no tato, destinado a pessoas com deficiência visual. Comemora-se o Dia Nacional do Braille em 8 de abril, em homenagem ao primeiro professor cego do país, José Álvares de Azevedo, que introduziu o método Braille no Brasil. Segundo dados de 2010 do IBGE 6,5 milhões de pessoas têm deficiência visual no país.

anel_leitor2

Embora já existam diversos softwares e dispositivos eletrônicos que possibilitam a leitura a pessoas com deficiência visual, esses equipamentos ainda tem custo muito alto. Especialmente para pessoas com poucos recursos financeiros. O Braille ainda é a maneira mais acessível de disponibilizar conteúdos a esta parcela da população.

Para garantir às pessoas com deficiência visual o direito de exercer sua cidadania propus projeto de lei que assegura a elas o direito de receber os boletos de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) confeccionados no sistema Braille e futuramente em sistema digital.

Veja um vídeo das tecnologias que em breve serão lançadas.

Tagged , , , ,